Simulado inédito para atuação de agentes em caso de desastres acontece no próximo sábado

Cerca de 300 famílias do Canudos serão envolvidas na atividade, que inclui resgates aéreos e simulações de atendimentos médicos.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Um simulado nas vilas Kippling e Getúlio Vargas, no bairro Canudos, áreas de riscos de inundações em Novo Haburgo, será realizado no próximo sábado, dia 12. A intenção é capacitar agentes para atuarem em caso de desastres.

A partir das 09 horas, cerca de 20 grupos formados por entidades, empresas e pela prefeitura trabalharão na atividade. A ação envolverá cerca de 300 famílias, que serão retiradas de suas casas e levadas para um abrigo que será montado no Instituto Estadual Seno Ludwig (Ciep), na rua Amalie Thon, 50. Estão previstos resgates aéreos e simulações de atendimentos médicos.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Claudinei Moyano, relata que a concentração das equipes será na esquina da rua Assis Brasil com a avenida Alcântara. “Desse ponto, faremos a retirada das famílias e as encaminharemos para um abrigo provisório, no Ciep”, adianta. “As atividades capacitarão as equipes em diversas áreas, como remoção de vítimas, abrigo e encaminhamentos.”

Junto ao Ciep, será realizado o resgate aéreo e uma unidade médica estará instalada para os atendimentos de saúde. Quem organiza a iniciativa é Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – Comdec. Além das secretarias municipais, participam das ações a Guarda Municipal, Comusa, Mulheres da Paz, Cruz Vermelha, AES Sul, Bombeiros, Brigada Militar, Clube de Radioamadores de Novo Hamburgo, CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Conselho Tutelar e Associação dos Moradores da Vila Getúlio Vargas.

Na última sexta-feira, 04, representantes da Defesa Civil e outras entidades estiveram nos locais onde serão realizadas as ações (foto). “É a primeira vez que esse tipo de simulado ocorre no Estado e vai contar com uma grande estrutura”, diz o coordenador da Regional 1 da Defesa Civil, major Alexandre Teixeira Santos. “Esperamos que seja o pontapé inicial para que os demais municípios também se organizem e realizem atividades como esta.”

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: Ronan Dannenberg / PMNH 

Compartilhar

Prefeitura oferece cursos para comerciantes dos bairros Santo Afonso e São José

Avançar »

Natal dos Sinos inicia com Hique Gomez e releituras de tangos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*