Novas máquinas possibilitam mais vagas para “fabricação de cidadania”

Projeto que reúne mais de 60 mulheres recebeu em outubro 15 novos equipamentos, que possibilitarão a abertura de mais 45 vagas. Projeto contemplará também estudantes. .

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Já são 60 mulheres no projeto Fábrica da Cidadania, em Novo Hamburgo, número que deve aumentar nos próximos dias. Com a aquisição de 15 novas máquinas de costura, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promete abrir mais 45 vagas.

A compra dos equipamentos atende a uma demanda do bairro Canudos no Orçamento Participativo e possibilita que as participantes tenham aulas mais perto de casa. Antes, eram na Universidade Feevale, em parceria com o projeto Moda em Produção. “Agora, temos tudo que precisamos aqui para aprender e conseguir ajudar na renda de casa”, comemora a desempregada Amélia Pereira (foto), 54 anos.

Os cursos são gratuitos e visam a preparar as mulheres para o mercado. Gente como a dona de casa Cleusa Domingues, 44, que pretende ter seu próprio negócio. “Eu estou aprendendo para realizar meu sonho: montar um atelier e ganhar a vida assim”, revela. “Não temos condições de ter máquinas em casa. É muito legal ter acesso a tudo isso de graça”, avalia a aposentada Romilda Cardoso, 62.

Parcerias com o Senac e com a Horta Comunitária Joana de Ângelis garantem novas vagas em três cursos: customização, artesanato em couro e capacitação em costureiro. Serão 30 vagas para as aulas de customização e 15 no artesanato em couro. As inscrições vão de 24 a 31 de outubro, na sede da Fábrica da Cidadania (Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, Canudos, NH) ou na Horta Comunitária (Rua Dr. João Daniel Hillebrand, s/n, Rondônia, NH).

A capacitação em costureiro é para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais. As inscrições são feitas nas secretarias das escolas até o dia 31 deste mês. As aulas começam nos dias 1º, 03 e 07 de novembro.

Com informações de Imprensa PMNH

FOTO: Renata Arteiro / PMNH

Compartilhar

Presidente do comitê Novo Hamburgo na Rota da Copa lamenta corte do RS da Copa das Confederações

Avançar »

26ª Mostratec começa nesta terça-feira reunindo jovens cientistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*