Cidade que mais gerou emprego no Vale do Sinos em 2011 foi Novo Hamburgo

Dados de relatórios vinculados ao Ministério do Trabalho apontam números registrados na cidade. No Estado, só perde para Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Entre janeiro e agosto de 2011, 4.285 postos de trabalho foram criados em Novo Hamburgo. Isso significa que o município é líder nas oportunidades do mercado de trabalho no Vale do Sinos.

Além disso, ocupa quarto lugar no Estado. Perde apenas para Porto Alegre (22.081), Caxias do Sul (8.767) e Santa Cruz do Sul (5.158). São 79.319 trabalhadores com carteira assinada na cidade, cuja população é de aproximadamente 239 mil pessoas.

Desde 2009, há registro de 12.816 novos postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged e do Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho – PDET, vinculados ao Ministério do Trabalho.

O prefeito Tarcísio Zimmermann (PT) avalia que os números são reflexo de ações da prefeitura hamburguense. “São diversas iniciativas, desde cursos de qualificação até programas de capacitação de empreendedores. Essas medidas se unem a outros projetos, como o da Hamburgtec e o do Centro de Inovação e Tecnologia, que estão prestes a serem implantados”, analisa.

A busca por desenvolvimento do setor calçadista e por estímulos a outros setores industriais para que uma nova matriz econômica seja criada no município também são fatores que levaram ao resultado, conforme o prefeito. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck, cita a qualificação de mão de obra em sua avaliação. “Isso foi fundamental para as contratações. Estamos com a economia aquecida”, considera.

AME registra 4.850 novas

carteiras de trabalho em 2011

Depois da contratação de funcionários e da compra de novos equipamentos, a Agência Municipal de Empregos – AME (foto) registra confecção de 4.850 carteiras de trabalho em 2011. A instituição também comemora o encaminhamento de 7.587 pessoas para vagas.

Diariamente, centenas de pessoas passam para conferir as vagas abertas e aproveitam para cadastrar o seu currículo. Atualmente, a AME disponibiliza 1.285 vagas de emprego. São 250 para área do comércio, 25 para construção civil, 460 para indústria e 550 para serviços.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTOS: Gustavo Henemann / PMNH

Compartilhar

Courovisão encerra programação com palestra de Chiara Gadaleta sobre moda sustentável

Avançar »

Turismo Rural é destaque no estande hamburguense na BioNat Expo 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*