Projeto CataVida oficializa mais duas parcerias

Cooperativa de Construção Civil e Limpeza Urbana e Fundação Banco do Brasil auxiliarão na implantação de coleta seletiva no centro da cidade e na aquisição de equipamentos.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Duas novas parcerias beneficiarão os mais de 200 trabalhadores que participam do projeto CataVida, em Novo Hamburgo. A Cooperativa de Construção Civil e Limpeza Urbana – Coolabore passará a fazer a gestão dos trabalhos junto aos catadores. A Fundação Banco do Brasil também fechou um contrato com o poder público.

O município poderá implantar de forma imediata a coleta seletiva na área central da cidade e R$ 320 mil serão destinados ao projeto, que viabilizará a aquisição de um novo conjunto de equipamentos para o trabalho.

O programa é uma forma de geração de emprego e renda. As parcerias vão proporcionar mais 50 postos de trabalho de coleta seletiva, o que elevará o número de trabalhadores e dobrará a quantidade de material triado e devolvido para a indústria. A oficialização ocorreu na sexta-feira, dia 12, durante um café da manhã na Central de Catadores Unidade Centro.

O superintendente regional do Banco do Brasil, Carlos Lopes Correia, parabenizou o projeto e explicou o motivo pelo qual a Fundação se propôs a destinar recursos para a iniciativa. “É uma honra fazer parte de um projeto que além de se preocupar com o meio ambiente, é preocupado com a dignidade dos catadores de lixo”, destacou. O presidente da Coolabore, Paulo Ricardo Bohn, agradeceu a Prefeitura pela parceria que vai auxiliar os trabalhos da cooperativa. “Eu fico muito feliz que a Prefeitura tenha a sensibilidade e a coragem de pensar nas pessoas que trabalham com o lixo”.

“Eu quero buscar ainda mais parcerias para conseguir melhorar o trabalho daqueles que catam nas ruas, para que deixem de lado os cavalos, ou os carrinhos manuais e usem os elétricos”, afirma o prefeito hamburguense Tarcísio Zimmermann (PT).

Coordenadora destaca

necessidade de separar lixo

Para auxiliar a triagem desenvolvida pelos catadores, a Prefeitura está fazendo um trabalho de orientação à população hamburguense. A separação do lixo entre seco (inorgânico) e molhado (orgânico) dentro das residências facilita o trabalho.

“Se cada um separar na sua casa, vai ser mais fácil lá na esteira para os catadores. Mesmo que seja o mesmo caminhão que recolha tudo e compacte, pois ele não tritura os resíduos como faziam antigamente”, explicou a coordenadora do CataVida, Vera Rambo.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: divulgação / Renata Arteiro

Compartilhar

Município contabiliza 2.288 empreendedores individuais e comemora resultado de evento

Avançar »

Tempo seco é usado para manutenções do asfalto

Um comentário

  1. Missao Tanizaki
    17 de agosto de 2011

    VEREADORES: Coleta SELETIVA para Todo BRASIL – JÁ ! ! ! ! ! !

    Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

    A Equipe BR do AGUAPÉ, no passado não distante, havia comentado na Internet que a Coleta Seletiva, como foi apresentada no início era MAIS CARA & NÃO–PRÁTICA para a Sociedade Brasileira e a nossa PROPOSTA era de realizar uma Coleta SELETIVA SIMPLIFICADA, onde deveriam separar apenas LIXOS SECO do LIXOS MOLHADO/ÚMIDO, certo que dessa FORMA a Sociedade Brasileira evitaria um Grande ERRO, o ESTRAGO / APODRECIMENTO dos LIXOS SECO que poderiam ser RECICLADOS.

    Os LIXOS MOLHADO/ÚMIDO rapidamente tendem a entrar em DECOMPOSIÇÃO, tornando–se INADEQUADOS para a sua RECICLAGEM ou RE–UTILIZAÇÃO – nas condições de LIXOS MOLHADO/ÚMIDO só poderá ser destinado para Produção de Bio–Gás & Bio–Fertilizantes.

    Os LIXOS MOLHADO/ÚMIDO pode, também, transferir a sua UMIDADE aos Materiais SECOS, tornando–os, também, INADEQUADOS para a sua RECICLAGEM ou RE–UTILIZAÇÃO, pois, também, tenderá a entrar em DECOMPOSIÇÃO.

    Com o nosso MODELO SIMPLIFICADO os CATADORES poderiam oportunamente realizar uma Adequada Separação dos Materiais RECICLÁVEIS, em Locais Mais ADEQUADOS, sem ter que fazer Esforços Sobre–Humanos e ter outras Condições BÁSICAS necessárias (Banheiros & Lanches, entre outros) – a IDÉIA nos parece que foi Compreendida / Acatada no DF e provavelmente em Outras Localidades.

    IMPORTANTE: a maioria dos Cidadãos Brasileiros daria por concluída a Luta NOBRE, mas a Equipe BR do AGUAPÉ diria que há muito mais o que fazer, pois o Grande OBJETIVO é de se conseguir que todos Municípios Brasileiros adotem o MODELO SIMPLIFICADO, visando tornar o BRASIL um EXEMPLO para todos os PAÍSES, certo que estamos dando Contribuições SÁBIAS para a DESPOLUIÇÃO do Planeta TERRA e tornando mais DIGNA a VIDA dos CATADORES – toda Sociedade Brasileira pode / deve apenas Empenhar Esforços na DIVULGAÇÃO da nossa MENSAGEM / COMENTÁRIOS.

    OBSERVAÇÃO: a Equipe BR do AGUAPÉ mais uma vez ALERTA – dentre as Muitas Outras possíveis Aplicações do AGUAPÉ a Produção Agropecuária ORGÂNICA provavelmente será a Mais IMPORTANTE para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL, pois vamos proporcionar muito mais SAÚDE à Sociedade Brasileira e uma CADEIA dos seus EFEITOS POSITIVOS, tornando–a Muito Mais EFICIENTE & ÉTICA em TODAS as Atividades Humanas, como: 1) Melhorias no Desempenho nas ESCOLAS, acompanhado de Aumento de AUTO–DIDATAS & Formação ÉTICA de PROFISSIONAIS DIVERSOS, POLÍTICOS, PESQUISADORES, Autoridades Brasileiras, 2) Maior Participação nas inúmeras Lutas NOBRES, 3) Ampla Prática da CIDADANIA, 4) ETC.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradecerão nesse Momento ESPECIAL.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical