Em intervenção para evitar alagamentos, máquina retira 1,2 mil cargas de resíduos do arroio Pampa

Prefeitura hamburguense também realizou retirada de resíduos do arroio Gauchinho e da bacia de acumulação da Casa de Bombas.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A draga cedida pela Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano – SOP retirou cerca de 1,2 mil cargas de resíduos do leito do arroio Pampa, em Novo Hamburgo.

A máquina está desde o final de maio na cidade, e o convênio com o Estado prevê o uso da draga por um prazo de até um ano. Intervenções como esta estão sendo realizadas no município para evitar que altos volumes de chuva tragam transtornos aos moradores da cidade.

“Há pelo menos 20 anos esse tipo de serviço não era feito. Somente com parte do trabalho executado, as vilas Getúlio Vargas e Kipling, no bairro Canudos, já sentiram a diferença”, frisa o titular da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos de Novo Hamburgo – Semopsu, Luiz Fernando Farias.

Além do Pampa, a prefeitura realizou a retirada de resíduos do arroio Gauchinho e da bacia de acumulação da Casa de Bombas, o que reduziu o índice de inundações no bairro Santo Afonso.

Além do maquinário, a Semopsu realiza os trabalhos de limpeza, troca de caixas e desentupimento de tubulações. Limpezas de tubulações são permanentes e podem ser encaminhadas à secretaria por meio da Central de Ordem de Serviço, através dos telefones (51)3594-9999 ou (51)3594-9926.

Casa de Bombas

Sobre a Casa de Bombas, o investimento de mais de R$ 2,3 milhões na estrutura do local possibilita que sete novos conjuntos de motores possam trabalhar plenamente evitando os alagamentos na região mais próxima a São Leopoldo, principalmente na Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso.

Além do melhor desempenho dos motores, os equipamentos gastam menos energia, reduzindo custos. No entanto, nas mais recentes precipitações, ainda foram registradas inundações. Estas, porém, foram menores do que as registradas em outras situações, como no feriado de Páscoa deste ano.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: divulgação / Ronan Dannenberg

Compartilhar

Começam as atividades da Semana de Valorização da Vida

Avançar »

Mostra “Música para os olhos, colírio para os ouvidos” inaugura nesta terça-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*