Moradores de Lomba Grande comparecem em peso à assembléia do Orçamento Participativo

Comunidade elegeu como prioridade local a colocação de asfalto na Estrada Afonso Strack, que liga municípios da região com a RS-118.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Na vez de Lomba Grande nas assembléias regionais do Orçamento Participativo – OP 2011, 457 pessoas participaram do encontro referente à Região 10, lotando o salão da Comunidade Católica São José.

Todos votaram nas demandas prioritárias e elegeram 27 delegados regionais que fiscalizarão todo o processo. Os moradores das regiões do Quilombo, Morro dos Bois, São Jacó, Santa Maria do Butiá, São João do Deserto, Taimbé e Integração estiveram em peso no local.

A comunidade demonstrou no último sábado, dia 16, que o OP é a ferramenta mais fácil para conseguir novos investimentos e elegeu como prioridade local a colocação de asfalto na Estrada Afonso Strack, que liga vários municípios da região com a RS-118. Para isso, o prefeito Tarcisio Zimmermann (PT) fez a proposta para a comunidade da formação de uma comissão para busca de investimentos para tais obras. “A comissão teria a função de buscar recursos junto a deputados estaduais e federais, que viabilizariam a realização destas pavimentações comunitárias”, acrescentou.

A presença massiva da comunidade de Santa Maria do Butiá foi fundamental para a aprovação das demandas locais. A professora Andrea Ramos, 40 anos, foi uma das pessoas que reivindicou melhorias para a Estrada Afonso Strack. “A via tem muito movimento diariamente e precisa de atenção. Há muito tráfego de caminhões nas proximidades das pedreiras e isso acaba com o trecho”, enfatizou.

Da mesma região, o vice-presidente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Washington Luis, Roque Marconi de Mello, 45 anos, se cadastrou como delegado para tentar o investimento de uma quadra poliesportiva para a escola. “Buscamos essa obra para promover a atividade física dos alunos e para que aos finais de semana a comunidade possa usufruir do local como área de lazer”, disse.

Desenvolvimento econômico e melhoria

da infraestrutura foram destaques

Os temas mais votados nas demandas gerais foram Desenvolvimento Econômico – Geração de Emprego e Renda (380 pontos), Saúde (281), Educação (187). Já nas locais, as áreas de Melhoria da Infraestrutura (1.111), Esportes e Lazer (651) e Saúde (352) foram destacadas.

As demandas locais mais votadas foram: asfalto na Estrada Afonso Strack, quadra poliesportiva coberta para a EMEF Washinton Luis e construção de uma unidade de saúde em Santa Maria do Butiá. Já as gerais foram apoio às pequenas e microempresas, reforma do Hospital Municipal e construção de novo anexo e recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal.

O resultado completo das assembléias pode ser conferido no site do Orçamento Participativo.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: divulgação / Gustavo Henemann

Compartilhar

“É uma forma de distribuir com dignidade”, diz coordenadora sobre brechós da Fábrica da Cidadania

Avançar »

AMO reúne comemoração de aniversário e lançamento do McDia Feliz na Praça do Imigrante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*