Pensando a Coréia do Sul

Reunião-almoço quinzenal do Grupo Pensando Novo Hamburgo recebe o prefeito para falar sobre resultados de missão à Ásia.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O principal objetivo dos encontros quinzenais do Penando Novo Hamburgo o próprio nome do grupo já indica: pensar a cidade.

Na primeira reunião-almoço de julho, no entanto, os pensamentos recaíram todos sobre outro país. O prefeito Tarcísio Zimmermann (PT) era o convidado especial e a pauta a missão que integrou à Coréia do Sul. Foi na sede social da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/NH, nesta quarta-feira, dia 06.

Leia Mais

Prefeito de Novo Hamburgo promete candidatura da região para receber fábrica da Hyundai

Zimmermann fez parte da comissão organizada pelo Governo do Estado e liderada pelo governador Tarso Genro (PT), que esteve na Ásia entre os dias 28 de maio e 04 de junho. “Uma das experiências mais válidas que trouxemos do país asiático foram as lições de superação e desenvolvimento de um país que hoje é uma das referências industriais no mundo todo”, destaca o prefeito.

A relação entre educação e desenvolvimento também teve atenção, além dos intercâmbios já possibilitados entre entidades educacionais da região. “Fizemos contatos muito importantes e o Estado já está tratando da vinda da fábrica de elevadores da Hyundai. Também estamos atentos para a possibilidade de instalação no Vale do Sinos.”

Exemplo

O encontro serviu ainda para que Tarcísio Zimmermann apontasse para a importância de organização e planejamento para que o país, o estado, e o município possam se desenvolver. “Precisamos aprender a andar todos juntos com o mesmo objetivo. Foi assim que a Coréia evoluiu.”

Outra lição apontada foi a de que atos do passado influenciam no presente e no futuro. “Cidades que já se organizaram com pólos do estilo ‘tecnópole’, hoje, colhem bons frutos destas experiências, algo que em Novo Hamburgo está se consolidando a partir de agora”, avalia Zimmermann, lembrando da criação do termo de cooperação para que seja implantado um Centro de Inovação e Tecnologia – CIT na Capital Nacional do Calçado.

HOMENAGEM – No final, os participantes puderam ainda fazer questionamentos. Guaracy Velho, um dos membros mais antigos do Pensando Novo Hamburgo, prestou uma homenagem, lembrando o aniversário de Tarcísio, que ocorre no dia 24 de julho. O “Parabéns a Você!” foi entoado pelo grupo.

FOTO: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org

Compartilhar

Obras no Hospital Municipal são retomadas com meta para entrega

Avançar »

Fundação de Saúde amplia novamente prazo de inscrições para seleção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*