OP: Assembléia da Região 09 define Desenvolvimento Social e Saúde como prioridades

Demandas locais mais pontuadas se referem ao projeto CataVida, Centro Público de Economia Solidária e Hospital Municipal.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Mais da metade da série de 12 assembléias regionais do Orçamento Participativo – OP 2011 de Novo Hamburgo já foi realizada. Ao todo, foram sete encontros. A mais recente reunião ocorreu no Colégio Marista Pio XII, com a comunidade da Região 09.

Os moradores dos bairros Centro, Boa Vista, Rio Branco, Vila Rosa, Hamburgo Velho e Jardim Mauá escolheram suas demandas gerais e locais, com 198 pessoas credenciadas. Nas demandas gerais, os temas mais votados foram Desenvolvimento Social (353 pontos), Desenvolvimento Econômico – Geração de Emprego e Renda (295) e Saúde (218).

As melhorias requisitadas foram a manutenção e qualificação do programa CataVida, o Centro Público de Economia Solidária, com espaço permanente para comercialização de produtos e capacitação gerencial e profissional e a reforma do Hospital Municipal e construção de novo anexo.

Nas locais, os mais pontuados foram Saúde (403), Educação (329) e Desenvolvimento Social (157). As demandas são por construção de uma Unidade Saúde da Família – USF no bairro Jardim Mauá, cobertura da cancha de esporte e recurso para estruturação do Galpão de Reciclagem. Além das demandas, a comunidade elegeu 21 delegados para a Região 09 no último sábado, dia 02.

Reunião da Região 09 contou

com participações especiais

Em virtude de uma parceria entre a Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias – SGG e a coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência – CPPD, a reunião da Região 09 foi aberta à participação de pessoas com deficiência, mesmo moradores de outras regiões da cidade.

Para o metalúrgico Romalino Moraes Júnior, 47 anos, esta foi a oportunidade de participar do OP. “Aqui o acesso é facilitado e assim podemos colaborar neste importante processo que está acontecendo na cidade”, justificou.

Durante o evento, também chamou a atenção um grupo vestido com camisetas e coletes azuis (foto). Eram os moradores do bairro Jardim Mauá que estavam mobilizados pelo mesmo objetivo. “Ano passado conseguimos a construção de uma escola de Educação Infantil. Neste ano vamos votar em uma Unidade de Saúde da Família. Sabemos que assim vamos conseguir”, contou o vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Mauá, Marcos Dresch.

O resultado completo das assembléias pode ser conferido no site do Orçamento Participativo.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: divulgação / Bruna Provenzano

Compartilhar

Senac analisa viabilidade de Escola de Gastronomia em Hamburgo Velho

Avançar »

Artecola conquista Troféu Prata no Prêmio Qualidade RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*