Ministra visita obras do metrô e recebe pedido de novo repasse de recursos

Prefeito solicitou análise de verbas para aprofundamento da calha do Arroio Luiz Rau, mais uma estação de trem e adequações em dois terminais.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

As obras de expansão do metrô foram conferidas pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, que esteve em Novo Hamburgo no sábado, dia 21.

Ao lado do prefeito Tarcísio Zimmermann (PT), Miriam teve a oportunidade de acompanhar de perto a construção da estação Santo Afonso/Esporte Clube Novo Hamburgo (atual Liberdade) e a área do futuro terminal Fenac. Durante a visita, Zimmermann reforçou junto à ministra pedidos importantes referentes à ampliação da linha.

Assim como fez em outros contatos com representantes do governo federal, o prefeito repassou à ministra o pedido de que sejam analisadas melhorias como o aprofundamento da calha do Arroio Luiz Rau, a inclusão de mais uma estação de trem no município (no bairro Industrial) e o repasse de recursos para adequações nos terminais Fenac e Novo Hamburgo.

No caso do arroio, a necessidade de fazer a intervenção foi constatada por conta do número crescente de inundações que podem comprometer o entorno das futuras estações Fenac e Novo Hamburgo. As enchentes que ocorrem no local dificultariam também a operação e o funcionamento do trem. “Essas melhorias exigem um recurso total para Novo Hamburgo de R$ 115 milhões. Acredito que temos grandes possibilidades de conseguir esses recursos”, salientou o prefeito.

Durante a parada na Estação Santo Afonso/Esporte Clube Novo Hamburgo, o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, fez uma apresentação sobre a expansão e o impacto do metrô em Novo Hamburgo. A ministra elogiou o andamento da obra, desenvolvida através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

“Eu lembro bem quando o presidente Lula escolheu esta para fazer parte de um conjunto de obras para entrar no PAC. Hoje eu a classifico como uma das que mais andou rapidamente. E isso nos deixa muito feliz”, declarou.

PPA – Antes de chegar a Novo Hamburgo, a ministra e o prefeito cumpriram agenda em Canoas, na última reunião do Plano Plurianual Participativo – PPA 2012-2015 do Estado, onde membros do Corede Sinos debateram a execução dos orçamentos anuais.

A atividade contou com a participação do governador Tarso Genro. Após o evento, Miriam, Zimmermann e demais autoridades se deslocaram de metrô até Novo Hamburgo.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: divulgação / Renata Arteiro

Compartilhar

Conscientização sobre os impostos no Prato Principal desta quarta-feira

Avançar »

Inconformados caminham por manutenção do número de vereadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*