Inconformados caminham por manutenção do número de vereadores

Grupo que promove abaixo-assinado contra aumento de cadeiras no legislativo realizou passeata no último fim de semana.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Pelo menos seis mil eleitores hamburguenses já manifestaram sua opinião: não querem mais de 14 vereadores.

Todos já registraram seus nomes no abaixo-assinado promovido pelo movimento Mobiliza Inconformados para barrar o aumento para 21 cadeiras na Câmara Municipal de Novo Hamburgo.

Leia Mais

Inconformados vão às ruas contra aumento do número de vereadores

Conheça o blog oficial do Mobiliza Inconformados

E no último sábado o grupo decidiu aumentar a visibilidade do pleito. A 1ª Caminhada da Cidadania e Solidariedade reuniu dezenas de pessoas no Centro da cidade. Começou no Restaurante Hamburgo (Av. Pedro Adams Filho, 4151), onde ocorrem reuniões semanais, e seguiu até a Praça do Imigrante.

O ato contou ainda com a arrecadação de alimentos e roupas que serão distribuídos para a população carente, iniciativa do Mobiliza Inconformados e da Pastoral Cáritas de Hamburgo Velho.

O destaque ficou para a participação da dona Carmin Metzeger (foto). No alto de seus 90 anos, deu um exemplo de cidadania, na rua, manifestando seu descontentamento.

14 basta

O movimento entende que 14 vereadores são suficientes para atender a demanda de uma cidade como Novo Hamburgo, com aproximadamente 260 mil habitantes. A legislação federal, no entanto, prevê que possam ser até 21, número previsto também na Lei Orgânica Municipal.

Hoje, são 14 por determinação do Supremo Tribunal Federal, anterior a nova lei que autoriza a possibilidade de mais sete. Para que o aumento não se materialize, o Mobiliza Inconformados quer alterar a Lei Orgânica através de projeto de iniciativa popular e precisa de pelo menos 5% de assinaturas em relação ao eleitorado hamburguense, o que atualmente representa cerca de nove mil pessoas.

FOTOS: divulgação / Mobiliza Inconformados

Compartilhar

Ministra visita obras do metrô e recebe pedido de novo repasse de recursos

Avançar »

Valorizando as tradições: Novo Hamburgo prepara festa de kerb

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*