Secretária apresenta ações do “Mais Saúde para Novo Hamburgo”

Reunião do Grupo Pensando Novo Hamburgo abriu espaço para a titular da Secretaria de Saúde apresentar as condições atuais da área no município, além dos desafios e metas a serem cumpridas.

Cristiane Cunda cris@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A secretária de Saúde de Novo Hamburgo, Clarita de Souza, apresentou o projeto ‘Mais Saúde’ na reunião do Pensando Novo Hamburgo desta quarta-feira, 11, na sede da CDL.

Ainda esteve na pauta do tradicional almoço quinzenal do grupo outro assunto: a representante do SESC, Miriam Plentz, deixou o convite para todos os integrantes, representantes de entidades, empresas e do poder público, participarem do Dia do Desafio 2011.

Reorganização do

Sistema de Saúde

Clarita abriu sua palestra divulgando os dados dos últimos anos, os dados atuais, ações já realizadas, além de soluções e metas. “Este programa pretende fazer uma reorganização no sistema de saúde de Novo Hamburgo, solucionando problemas históricos”, destacou.

Apresentando um quadro geral, a secretária lembrou que o município conta com 15 Unidades Básicas de Saúde, 8 de especialidades, o Hospital Municipal com 190 leitos, 1 Pronto Atendimento e o serviço de emergência Samu.

“Nosso maior problema são as UBSs. Estância Velha, por exemplo, é muito menor que Novo Hamburgo e conta com 13 postos. Então não cabe mesmo todo mundo nas UBSs, fica complicado”, destaca Clarita.

Os serviços disponíveis na área da saúde foram classificados pela titular da pasta como insuficientes ou insatisfatórios, elencando:

  • Redes Básicas de Saúde e Pronto Atendimento – insuficientes
  • Cobertura de Vacinação – insatisfatório
  • Cobertura de exames citopatológicos – insuficientes
  • Super lotação no hospital
  • Força de trabalho precarizada

“No ano passado estivemos a beira do colapso, em função de questões antigas no município. Chegamos a pensar que algumas unidades iriam fechar por falta de pessoal, mas a equipe se une nesses momentos de crise e nada fechou”, diz Clarita de Souza, lembrando que após a criação da Fundação Saúde foi realizado concurso público para contratação e preenchimento das vagas na área de saúde.

Clarita avisa que a obra do Hospital sofreu uma alteração no projeto original. Agora, além de 60 novos leitos, foi retirado da planta a área destinada ao restaurante para o local ganhar uma nova emergência. “Esta emergência será de 1º mundo, nos padrões de hospitais da capital”, adiantou.

Desafios

Entre os desafios das ações do Mais Saúde para Novo Hamburgo, estão:

– a informatização de toda a Rede de Saúde

– melhorar a infraestrutura e quantidade de UBSs

– relação de humanização entre profissionais e usuários

– núcleo de educação permanente, capacitação e treinamento

Ações que já deram resultado

– Implantação de equipes de saúde da família

– Negociação com Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado para o Hospital Municipal receber mais verba, já que atende pessoas de várias regiões. Assim, a casa de saúde ganhou R$ 14,5 milhões anuais a mais e passa a contar com total de R$ 27 milhões ao ano.

– Projeto de mais cinco Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento de Canudos em fase de conclusão.

– Destinação de 2 milhões para a construção do UPA Centro

–  SUS em Casa. Atualmente cerca de 30 pacientes estão internados em suas casas, recebendo acompanhamento médico regular. Em 2010 atenderam nessas condições 294 pacientes, realizando 3.400 visitas.

A secretária lembrou a complexidade que exige a área da saúde e, por isso, a necessidade de especial atenção. Para concluir, Clarita deixou uma frase para reflexão: “A saúde é o resultado não só de nossos atos, como de nossos pensamentos”. (Mahatma Gandhi)

Dia do Desafio

Representando o Sesc, Miriam Plentz, deixou o convite para o Dia do Desafio 2011. A ação ocorre durante todo o dia 25 de maio. A proposta é quebrar a rotina e praticar alguma atividade física por pelo menos 15 minutos, buscando incentivar a população a incluir hábitos saudáveis no seu cotidiano.

Os municípios disputam entre si o maior número de pessoas mobilizadas durante o dia. Para outras informações e cadastros para a atividade no site www.sesc-rs.com.br

Compartilhar

Secretaria orienta não deixar imunização contra gripe para última hora

Avançar »

Hoje sou melhor que ontem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*