Acusado de chefiar assaltos a bancos com explosivos é preso por delegado hamburguense

Prisão do jovem – um foragido do regime semiaberto – foi realizada após alguns dias de monitoramento, quando agências estavam sob alerta de possíveis ataques.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O principal suspeito de comandar ataques a bancos com explosivos no Estado foi preso, na noite desta quarta-feira, dia 02, em Novo Hamburgo. Fernando Maikon Costa, 26 anos, é apontado pela Polícia Civil como o líder de cinco ofensivas.

A prisão ocorreu às 22h30min, um dia depois de a Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais – Deic lançar um alerta sobre possíveis ataques a agências bancárias nos 10 primeiros dias deste mês. O delegado Juliano Ferreira contou que Maikon era monitorado há alguns dias.

Ele garante que se trata do cabeça da quadrilha, que é composta por pelo menos mais três pessoas, ainda soltas. “Ele é o cara, é o cara”, repetia o delegado.

Maikon é foragido do regime semiaberto. Ele ficou somente oito meses no regime fechado, depois de ser preso em setembro de 2009, após uma caçada promovida pela Brigada Militar aos autores dos assaltos a três agências bancárias de Boqueirão do Leão. Foi encaminhado à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas – Pasc. Em julho, Maikon conseguiu progressão para o semiaberto na Penitenciária Modulada de Mariante, de onde escapou em seguida.

Levou dois meses até que tentasse o primeiro roubo com seus comparsas, em Nova Prata. A última ofensiva foi em Paverama, no dia nove de novembro. Depois de quatro fracassos, o grupo conseguiu limpar o cofre da agência do Banco do Brasil do município do Vale do Taquari.

Neste ano, segundo levantamento da Rádio Gaúcha, ocorreram 11 ataques a banco com uso de explosivos no Estado. A maioria dos ataques ocorreu nos primeiros 10 dias de cada mês. Além disso, os criminosos agiram de madrugada em cidades pequenas.

Informações de ZeroHora.com

FOTO: reprodução / Adriana Franciosi

Compartilhar

Rio dos Sinos pede socorro: índice de oxigenação é crítico

Avançar »

Composição do Conselho Tutelar deve ser modificada até o final de 2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*