Hamburguenses escolhem patrono da Feira do Livro 2010

Vote no seu preferido! André Neves, Caio Riter, Dilan Camargo, Marô Barbieri e Ricardo Silvestrin são os indicados das instituições de ensino da cidade.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Assim como no ano passado, caberá à comunidade, através de uma enquete, escolher quem será o patrono da 28ª Feira do Livro de Novo Hamburgo, entre os dias 25 de novembro e cinco de dezembro de 2010, na Praça 20 de Setembro.

ESCOLHA O SEU PREFERIDO!

A atividade contará com uma variedade de apresentações culturais, bate-papos com os autores e outras programações especiais, organizados pela Secretaria da Cultura – SECULT.

Os cinco candidatos à honraria foram escolhidos por representantes das instituições de ensino do município devido à sua importância para o cenário literário da região. Todos os autores que estão concorrendo participam de atividades durante feira.

Confira o resumo das biografias dos candidatos ao posto de patrono da Feira do Livro 2010:

André Neves – Formou-se em relações públicas no Recife, mas sua paixão pelas artes o levou ao Rio Grande do Sul, onde atualmente desenvolve atividades relacionadas à literatura infantil e, em especial, à arte de ilustrar imagens para a infância. Entre os prêmios recebidos, estão o Prêmio Luís Jardim, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Prêmio Jabuti 2003 e o Prêmio Açorianos RS 2004, de melhor ilustração. Em 2002, participou da La Immagini Della Fantasia, mostra internacional de ilustração infantil. É autor de livros como Casulos, Margarida, Um Pé de Vento e O Capitão e a Sereia.

Caio Riter – Nasceu em 24 de dezembro de 1962, em Porto Alegre. É Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela PUCRS, e licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela FAPA. Mestre e Doutor em Literatura Brasileira, pela UFRGS, é professor de Língua Portuguesa no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em Porto Alegre. Ministra oficinas literárias de narrativa no SINTRAJUFE-RS, desde 1999. É autor de livros como O Palito Diferente, A Menina que Virou Bruxa, Debaixo de Mau Tempo e Atrás da Porta Azul.

Dilan Camargo – Nasceu em Itaqui, em 31 de dezembro de 1948. Viveu a sua infância em Uruguaiana e atualmente reside em Porto Alegre. Dilan é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela UFSM, formado em 1972. Durante o período na universidade, foi alfabetizador de adultos, militou no Movimento Estudantil, tendo sido Presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito. É Mestre em Ciências Política pela UFRGS com uma dissertação sobre o Estado Novo no Rio Grande do Sul, tendo recebido distinção máxima da banca examinadora. Escreve poesias infantis e juvenis como A Galera Tagarela, O Embrulho do Getúlio e Balaio de Idéias, peças de teatro como A Casa da Suplicação e letras de músicas, em geral nativistas.

Marô Barbieri – Nasceu em Bento Gonçalves, mora em Porto Alegre e é escritora, contadora de histórias e professora de português e francês (Licenciatura Plena – pela PUC-RS). Desde pequena gosta muito de ler e ama juntar imaginação e palavras. É criadora e participante ativa de inúmeros projetos e programas de incentivo à leitura. Está na presidência da Associação Gaúcha de Escritores e tem 22 livros publicados. Já viajou por quase todo o Rio Grande do Sul e um pouco pelo Brasil e pelo mundo, incentivando a leitura da literatura para jovens e formando leitores e multiplicadores de leitura. É autora de livros como Minda Zoológica, O Rapto do Líquido Mágico, Tinoca Minhoca e Litaflor.

Ricardo Silvestrin – Nasceu em Porto Alegre em 1963. É poeta, formado em Letras pela UFRGS em 1985. Professor de Literatura do Curso de Pós-Graduação da UniRitter, Universidade Ritter dos Reis (Módulo de Teoria e Prática da Poesia, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Práticas Textuais). Atua como diretor de Criação e Estratégia da agência de publicidade Globalcom e é editor da Ame o Poema Editora (Ameop). Colunista do Segundo Caderno do Jornal Zero Hora, Ricardo integra, também, o grupo musical “Os poETs”. É autor de livros como Viagem dos Olhos, Bashô um Santo em Mim, O Baú do Gogó e Quase Eu.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: reprodução / Ag. Notícias PMNH

Compartilhar

Dilma perde em Novo Hamburgo e prefeito explica: “Não ganhamos os votos da Marina”

Avançar »

Neve diverte hamburguenses

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*