Secretaria de Meio Ambiente flagra descarte ilegal de gesso em Canudos

Pó de gesso é prejudicial a saúde, pois pode obstruir as vias respiratórias, causar sangramento do nariz e irritação da mucosa.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Após uma denúncia feita por um contribuinte, a Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM de Novo Hamburgo flagrou na tarde de terça-feira, dia 19, um descarte ilegal de gesso no bairro Canudos.

Funcionários de uma empresa do mesmo bairro estavam prestes a colocar o material, transportado em um caminhão, no banhado do Rio dos Sinos, que fica na Vila Kipling, no final da rua Odom Cavalcanti.

Por estar realizando a destinação inadequada do material e não apresentar os documentos necessários, como o Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR e a Licença de Operação para Transporte – LO, a empresa foi notificada e será autuada, com multa superior a R$ 5 mil, conforme regulamenta a lei de crimes ambientais 9.605/1998 (decreto 6514/2008).

Os proprietários do empreendimento terão até o final desta semana para apresentar à SEMAM um documento que comprove a destinação correta dos resíduos. A não apresentação deste documento pode gerar nova multa e até interdição da empresa. O correto é que a empresa trabalhe com locais licenciados que prestem o serviço de recebimento de resíduos e os destinem às áreas adequadas.

Segundo o biólogo da SEMAM, Carlos Normann, o pó de gesso é prejudicial a saúde, pois pode obstruir as vias respiratórias, causar sangramento do nariz e irritação da mucosa. Por ser um material altamente alcalino (PH alto), em sistemas aquáticos como este, com muito ácido por conta da decomposição natural dos vegetais, o gesso eleva a condição básica do banhado. “Isso causa grandes danos à vegetação e a fauna destes locais”, explica Normann.

DENÚNCIA – Para denunciar anonimamente casos como descarte ilegal de resíduos, empresas gerando poluição, depósitos irregulares, poluição sonora, poda ou supressão de vegetação, aves silvestres em cativeiro, desmatamento e queima de resíduos, os hamburguenses podem entrar em contato com a SEMAM pelo telefone (3594-9999, de segunda a sexta-feira, das 09 às 18 horas) e pelo e-mail denuncia_semam@novohamburgo.rs.gov.br.

Em situações emergenciais fora do horário de atendimento da Prefeitura, a secretaria disponibiliza o plantão, pelo número 9645-7266. O serviço atende nas quintas e sextas-feiras, das 19h15 às 23h30, sábados, das 8h às 23h30 e domingos, das 13h às 23h30.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: divulgação / Diogo Fernandes

Compartilhar

SEDETUR oferece cursos gratuitos de Vendas e Inglês para Turismo

Avançar »

Aberto o período de pré-inscrições para o estande coletivo do RS na Couromoda 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*