Unidades Básicas de Saúde trabalham a prevenção do câncer no próximo sábado

Palpação de mama e coleta de material para exame citopatológico serão realizadas nas UBSs do município. Confira a programação!

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Secretaria de Saúde – SMS de Novo Hamburgo promoverá um dia de sensibilização para o câncer no próximo sábado, dia 16. As Unidades Básicas de Saúde – UBSs realizarão dois exames para diagnosticar a doença.

Serão feitas a palpação de mama e a coleta de material para realizar o citopatológico (CP), preventivo do câncer de colo de útero.

“O câncer de mama pode ser tratado. O diagnóstico mais cedo favorece o tratamento e possibilita um processo de cura mais eficiente”, destaca a secretária da Saúde Clarita Souza. Ela aponta também que a iniciativa tem como objetivo ampliar o cuidado com a população feminina.

O atendimento nos postos de saúde do município será adequado a cada comunidade e a sua respectiva procura já realizada com antecedência. Por isso, a atuação das equipes da SMS neste dia será diferente em cada localidade.

Confira a programação:

– Nas UBSs Canudos, Iguaçu, Kraemer, Kephas, Primavera, Redentora, Rincão, São Jorge e Santo Afonso, das 08 às 12 horas, será realizado o exame de palpação de mama e pesagem dos beneficiários do Bolsa Família (crianças e gestantes devem levar o número do cadastro) e coleta de Preventivo do Câncer (CP) para mulheres que agendaram previamente o exame durante as últimas semanas.

– No horário das 08 às 16 horas, nas UBSs Guarani e Lomba Grande também ocorrerá o exame de palpação de mama e pesagem dos beneficiários do Bolsa Família e coleta de Preventivo do Câncer para mulheres que agendaram o exame.

– Na UBS do bairro Roselândia, das 08 às 12 horas, será realizada a coleta de CP e palpação de mama conforme agenda definida a partir da procura no serviço durante as semanas anteriores.

– Na UBS Liberdade, das 08 às 11 horas, ocorrerá a palpação de mama conforme procura no dia (livre demanda).

– A UBS Rondônia promoverá coleta de CP (previamente agendado), palpação de mama por livre demanda e pesagem de beneficiários do Bolsa Família (gestantes e crianças devem trazer o cartão do bolsa família), das 08 às 17 horas.

– Na UBS Boa Saúde haverá coleta de CP com palpação de mama (conforme agenda definida nas semanas anteriores). O horário de atendimento será das 08 às 16 horas.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: ilustrativa

Compartilhar

Agências bancárias voltam a sua rotina normal

Avançar »

Mulher com Moto & Cia é neste sábado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*