Profissionais de assistência social participam de capacitação

Encontro deve motivar equipes de forma que orientem os idosos com que trabalham a contar suas histórias pessoais.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Assistentes sociais, psicólogos e técnicos que acompanham grupos de idosos nos Centros e Unidades de Referência em Assistência Social participaram da segunda oficina de capacitação e sensibilização para a metodologia de contar histórias.

O encontro ocorreu na sexta-feira, dia 10, na Sala de Contos da Biblioteca Municipal, localizada na Praça da Bandeira, 66, Centro. A capacitação dos profissionais faz parte do projeto “Nossa História, Nosso Olhar”, da Secretaria de Desenvolvimento Social – SDS de Novo Hamburgo.

O objetivo é orientar as equipes para motivar os idosos a contarem suas histórias pessoais, como forma de assegurar sua contribuição na transmissão de valores e tradições. Posteriormente, os contos narrados serão reunidos em uma publicação que será distribuída para a comunidade.

Nessa fase foram trabalhadas técnicas de preparação dos ouvintes, modalidade de narração e atividades pós-narrativa. “Essa oficina prepara as equipes para favorecer a desinibição dos idosos, para facilitar a narrativa”, afirma a professora e oficineira Suzana Zimmer.

A última etapa, de técnicas de entrevistas direcionadas à narração de um auto-retrato e de visualização de situações da vida cotidiana estava prevista para a esta semana, mas foi antecipada para esse mesmo encontro.

O novo cronograma prevê para a próxima sexta-feira, 17, um encontro das equipes dos Centros de Referências em Assistência Social – CRAS e Unidades de Referência em Assistência Social – URAS com o geriatra Paulo Lucchese. Ele vai falar sobre algumas doenças específicas da terceira idade e como prestar atenção em alguns sintomas. A atividade será realizada na Biblioteca Municipal.

Informações de Imprensa da PMNH
FOTO: divulgação / Rodrigo Machado

Compartilhar

Pensando o desenvolvimento econômico e social

Avançar »

Espetáculo “O Sobrado” é atração no Centro de Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*