Seminário debateu inclusão de pessoas com deficiência

Primeira edição do evento tratou do tema “A Inclusão Começa na Família”, com três palestras e abertura de espaço para realização de debate.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Cerca de 250 pessoas estiveram na manhã de sábado, dia 21, na Escola Municipal Marta Wartemberg, para participar do 1º Seminário de Inclusão de Pessoas com Deficiência de Canudos.

A atividade foi promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – SDS, Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Canudos 2 e Movimento das Pessoas com Deficiência de Canudos. A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência – CPPD apoiou o evento.

Com o tema “A Inclusão Começa na Família”, foram apresentadas três palestras, além de espaço para debate. Abrindo o evento, o músico e estudante com deficiência visual, Gabriel Schuck, realizou uma apresentação musical.

Presente no evento, o prefeito Tarcísio Zimmermann falou sobre o significado do seminário. “Este evento simboliza a generosidade, o apoio e o resultado de tudo isso, que é a superação”, declarou. A titular da SDS, Jurema Guterres, destacou a importância do processo de inclusão. “Através do respeito, do amor e de iniciativas de inclusão, as pessoas com mais dificuldades se sentem fortes para encarar o dia-a-dia da cidade”.

O comerciante e morador do bairro Canudos, Vítor Damian, 39 anos, é portador de deficiência física, e fez questão de comparecer ao seminário. “Precisamos estudar e conhecer mais sobre a acessibilidade, além de saber o que está sendo feito em relação a este assunto”. Ele também lembrou um ditado popular para destacar a importância de eventos como este. “Quem não é visto, não é lembrado”, disse.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: divulgação / Diogo Fernandes

Compartilhar

Últimos dias de inscrições para o desfile de 7 de Setembro

Avançar »

Comusa aprova lote de tubos para adutora Santo Afonso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*