Assembléia do Orçamento Participativo reúne comunidade de Canudos

Reunião elegeu demandas locais e municipais; 27 delegados irão acompanhar e fiscalizar o trabalho desenvolvido em Novo Hamburgo.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A participação popular foi grande na terça-feira, dia 03, durante a segunda Assembléia Regional do Orçamento Participativo – OP de Novo Hamburgo, que ocorreu na Escola Municipal Marta Wartemberg, em Canudos.

Mais de 350 pessoas do Loteamento Morada dos Eucaliptos e das vilas Iguaçu, Aeroclube, Kippling, Esmeralda, Alcântara e Getúlio Vargas estiveram presentes no encontro que teve como objetivo eleger as demandas locais e municipais do processo. O número expressivo de presentes nesta assembléia possibilitou a eleição de 27 delegados, pessoas da comunidade que irão acompanhar e fiscalizar o trabalho desenvolvido na cidade.

Além disso, em um primeiro momento, o secretário Geral de Governo e Relações Comunitárias, Egon Kirchheim, realizou uma prestação de contas sobre os investimentos e as obras que já estão em andamento no Município.

Como os encontros têm o principal objetivo de proporcionar que a comunidade da região eleja as prioridades de investimentos para 2011 em Novo Hamburgo, todas as pessoas maiores de 16 anos, que se credenciaram no início da atividade, puderam votar.

O auxiliar contábil e morador do bairro Canudos, Edinei Brito Corrêa, 45 anos, chegou cedo a assembléia para garantir seu lugar. “O Orçamento Participativo é de interesse da comunidade, pois assim conseguimos contribuir para a melhoria do nosso bairro e da nossa cidade”, disse.

PROCESSO – A votação é realizada em duas etapas. Na primeira os moradores do bairro podem eleger as demandas que consideraram importantes para a sua localidade. Para isso, no início da atividade a equipe do OP cadastrou as solicitações desta comunidade, que posteriormente foram apresentadas e votadas.

A diretora da Escola Municipal Arnaldo Reinhardt, Ana Beatriz Parker, 41 anos, mobilizou professores e pais para eleger a demanda que beneficia a instituição de ensino. “Viemos defender a construção de um novo prédio para a escola. Com isso conseguiremos aumentar e melhorar a nossa capacidade”, explicou.

O processo de apuração foi feito de maneira rápida e as demandas com maior número de votos já foram informadas durante a assembléia. Na votação para Novo Hamburgo, o tema mais votado foi Segurança Pública, seguido de Desenvolvimento Social e de Saúde. Já na votação por região, os moradores do bairro elegeram como prioridade os seguintes temas: Educação, Qualificação da Infraestrutura Urbana e Segurança Pública.

Próximas reuniões

A próxima reunião será destinada à “Região 2” – Santo Antônio, Visital, Mundo Novo, Kunz, Canudos Central e São Jorge Leste -, nesta quinta-feira, 05, às 19h na Comunidade Católica São José Operário (Rua Espírito Santo, 50 – São Jorge).

No próximo sábado, 07, a “Região 3” – Rondônia, Kroeff Leste, Vila das Flores e Leopoldo Petry se encontra no Esporte Clube Farroupilha (Rua Carlos Diestembach, 368 – Rondônia) às 14h.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: divulgação / Diogo Fernandes

Compartilhar

Motoristas no bairro Santo Afonso recebem orientações

Avançar »

CPIdosos divulga programação do 2º Mês do Idoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*