Hamburgo Velho tem o tráfego de caminhões regulamentado

De acordo com decreto, caminhões com mais de 3.500 quilos não poderão circular pelas ruas que fazem parte do Centro Histórico de Hamburgo Velho

Da Redaçãoredacao@novohamburgo.org

Vislumbrando a preservação da área histórica, sem comprometer a mobilidade das pessoas, dos serviços e mercadorias e nem causar prejuízos ao abastecimento do local, que o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann assinou nesta semana, decreto que regulamenta o trânsito de caminhões no Centro Histórico de Hamburgo Velho.

Com o documento assinado, a administração municipal assume compromisso com o Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAN) e o Ministério Público Estadual para a preservação do local. O texto proíbe o tráfego e estacionamento de caminhões, com peso bruto total superior a 3.500 quilos, nas vias públicas da área situada dentro do Centro Histórico de Hamburgo Velho.

O local de circulação proibida de caminhões são a suas: Avenida Maurício Cardoso, entre as ruas Ribeiro de Almeida e General Daltro Filho; Rua General Daltro Filho, entre Frederico Mentz e Engenheiro Jorge Schury; e, Rua Mena Barreto entre as ruas Mauá e General Daltro Filho.

Placas nas ruas já indicam a proibição, conforme determina a lei. Segundo o titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, a fiscalização é feita pela Guarda Municipal através de agentes de trânsito, assim, a não observância dos critérios acarretará em multa. “Estamos agindo de acordo com um apontamento do Ministério Público Federal. Nunca existiu uma fiscalização intensa, mas acredito que agora os motoristas irão se acostumar”, afirma Farias.

Tráfego restrito

Em alguns casos os caminhões poderão circular pelo local, nas situações de prestarem serviços de urgência; socorro mecânico; manutenção de emergência em residências e vias públicas das redes de energia, telefonia, esgoto sanitário e pluvial e abastecimento de água; socorro médico e de incêndio; coleta de lixo; serviços dos Correios; operações de carga e descarga; entrega e retirada de bens e mercadorias e cobertura de eventos para mídia.

Para esses casos especiais é necessário solicitar para a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) uma autorização para circulação de veículos pesados nos locais indicados. Os interessados devem procurar a SESMUR e informar os dados do veículo, o nome do proprietário, juntamente com o local e horário do acesso.

Informações PMNH

Fotos: Suzana Pires

Compartilhar

Projeto busca inovar empresas do setor coureiro-calçadista

Avançar »

Orçamento Participativo inicia novo ciclo de reuniões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*