Pensando NH: “Não basta construir presídios”, diz secretário da Educação

Alberto Carabajal esteve na reunião-almoço quinzenal do grupo apresentando objetivos da 1ª Conferência Municipal de Educação.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Novo Hamburgo terá no segundo semestre de 2011 sua 1ª Conferência Municipal de Educação.

O secretário responsável pela pasta esteve na reunião do Grupo Pensando Novo Hamburgo na última quarta-feira, dia 16, para explicar a dinâmica da atividade.

Segundo Alberto Carabajal (foto), pré-conferências já estão ocorrendo nas escolas e até  o final do primeiro semestre do ano que vem ocorrem conferências regionais. A intenção é planejar a educação para os próximos 10 anos. São trabalhados temas divididos em quatro eixos centrais: acesso e permanência; gestão escolar; democratização do conhecimento; valorização e qualificação dos professores.

Carabajal falou também sobre as diretrizes da secretaria que comanda e defendeu que “não adianta construir só presídios, é preciso prevenção”. Entre as ações que, para ele, contribuem nesse sentido estão a ocupação no turno contrário ao da aula. Hoje, 60% dos estudantes da rede municipal são atendidos nesse tipo de atividade.

Repetência preocupa

O secretário da Educação revelou um dado preocupante: a repetência nas séries iniciais é  de 14%. “Esse índice tem um custo político-social e econômico muito grande”, explica Carabajal. “Não queremos aprovar as crianças de qualquer jeito, mas é preciso reduzi-lo.”

Outro dado importante diz respeito à demanda por educação infantil. Conforme o secretário, o município atende atualmente apenas cinco mil crianças de um total de 26 mil precisam da assistência. Quatro creches estão sendo construídas com recursos federais.

FOTOS: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org

Compartilhar

Comerciantes de Canudos recebem oportunidade de curso de capacitação

Avançar »

Iniciada a substituição de rede no Canudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*