SEAHB desenvolve Plano de Habitação nos bairros Canudos e Rondônia

O PLHIS serve para o município propor e executar ações que venham a melhorar a vida de seus moradores e conta com a comunidade para os diagnósticos de cada região

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Secretaria de Habitação (SEHAB) de Novo Hamburgo promoveu mais dois encontros para discutir e formular o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) no último sábado, dia 05.

A primeira reunião ocorreu no bairro Canudos, na Escola Municipal Martha Wartemberg e contou com a participação de cerca de 90 pessoas, que acompanharam a apresentação criada pela empresa Latus Consultoria. O encontro envolveu a comunidade na elaboração do diagnóstico do PLHIS. Na parte da tarde foi a vez dos moradores do bairro Rondônia participarem de uma audiência.

Segundo o secretário da SEHAB, Juarez Kaiser, é fundamental a participação dos moradores para que sejam apontadas políticas eficientes na área de habitação. “O PLHIS objetiva permitir acesso à terra urbanizada e à habitação digna e sustentável para a população de baixa renda”, afirmou. Ele também ressaltou que a elaboração do plano é fundamental para a obtenção de recursos junto ao governo federal.

A pensionista Marlene Barth, 53 anos, moradora da Vila Alcântara, participou do encontro para tirar algumas dúvidas sobre o trabalho. “Queria saber o que a Prefeitura pretende fazer nesta região. Acho importante esse tipo de encontro, pois assim temos a certeza que o governo está conhecendo a realidade de cada morador. Isso vai facilitar na hora de elaborar os projetos”, afirmou.

O próximo encontro para debater o PLHIS será em forma de Audiência Geral, no dia 12 de junho, às 15 horas, na Câmara Municipal de Novo Hamburgo (Rua Almirante Barroso, 261, Centro).

Sobre o PLHIS

O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) é o planejamento para as ações que cada município deve executar no setor de habitação. O PLHIS deverá apontar caminhos para o Município propor, incentivar e executar ações que venham a melhorar a vida de seus moradores. Desta forma, o PLHIS serve para que o Município possa planejar seu crescimento. Pelo plano são liberadas verbas do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), que centraliza os recursos para a aquisição, construção, conclusão, melhorias e reformas de moradias, bem como a regularização fundiária e urbanística de áreas de interesse social, ou a implantação de saneamento básico e infraestrutura urbana.

Fotos: Secretário de Habitação, Juarez Kaiser ressaltou que a elaboração do plano é fundamental para a obtenção de recursos – Credito: divulgação / Rodrigo Machado

Informações PMNH

Compartilhar

Audiência pública apresentará o futuro do Parcão

Avançar »

Instituído o comitê “Nossa Cidade Mais Bonita”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*