Capital Nacional do Calçado engajada no Dia do Desafio

O município conta com a participação da comunidade e entidades para vencer o desafio contra a cidade mexicana nesta quarta-feira, dia 26

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Buscando tirar as pessoas da ociosidade, incentivando a prática de atividades físicas e promoção da saúde e do bem-estar que é promovido em vários países o Dia do Desafio, em 26 de maio.

No Brasil, a organização geral fica por conta das Unidades SESC e o município de Novo Hamburgo está engajado na realização do evento. Além da prática esportiva, a ação envolve questões sociais. Neste ano, em Novo Hamburgo, o tema Meio Ambiente será âncora para o desenvolvimento de diversas ações pela cidade.

O Dia do Desafio é uma competição saudável entre as cidades, onde o bem-estar e a qualidade de vida são os maiores prêmios. O evento consiste em praticar por, pelo menos, 15 minutos consecutivos alguma atividade física, de forma individual ou coletiva. As cidades que disputam são escolhidas pelo número aproximado de habitantes. Novo Hamburgo irá competir com Naucalpan de Juárez, do México, que tem 800 mil habitantes. Vence a cidade que tiver o maior número de pessoas participando da ação. Em 2009, mais de 100 mil hamburguenses colaboraram para a 9ª vitória consecutiva, ao vencer a cidade de Toluca, também no México.

De acordo com gerente da unidade operacional do SESC de Novo Hamburgo, Roberto Valente, o Dia do Desafio surgiu em uma cidade do Canadá, no inverno de 1983, onde pessoas propuseram 15 de atividades físicas no dia mais frio do inverno (-20ºC). Nos anos seguintes, desafiaram outras cidades a fazer o mesmo. Daí a denominação “Dia do Desafio”

Atividades em Novo Hamburgo

A fachada de lojas e  estabelecimentos serão decorados com a cor azul, alusiva à campanha de preservação do Rio dos Sinos. Na Praça do Imigrante ocorrem atividades de mobilização e conscientização para a população.  Basquete para usuários de cadeiras de rodas, brechó solidário e xadrez gigante são algumas das propostas que iniciam às 9 horas, juntamente com a caminhada do Dia do Desafio. Além disso, às 18 horas, será realizada o Vôlei de Toalha, uma adaptação do esporte olímpico onde os jogadores, em pares, seguram uma toalha que servirá para receber e arremessar a bola para o outro campo, sobre a rede.

Escolas hamburguenses

As instituições de ensino também realizarão atividades no Dia do Desafio, como as escolas municipais Arnaldo Reinhard e Irmã Valéria, ambas do bairro Canudos, que se reunirão no CTG Essência da Tradição para praticar esportes e integrar os estudantes. Outras unidades também realizam suas atividades.

Atividades no Rio Grande do Sul

Uma extensa programação irá ocorrer em todo o Estado neste dia 26, com a participação de 442 cidades gaúchas. Com a participação de 89% das cidades do Rio Grande do Sul, o Estado fica como segundo colocado em adesões, atrás apenas de São Paulo.

COMO PARTICIPAR

A participação pode ser individual ou coletiva. Individual, pratique pelo menos 15 minutos de atividade física, plante uma árvore. Para a modalidade Coletiva basta reunir um grupo de pessoas, praticar os 15 minutos e fazer o plantio de árvores. IMPORTANTE: Para validar sua participação é necessário registrá-la no SESC responsável pela sua cidade até às 20h30 do dia 26.

Compartilhar

Recall do Novo Ka: Florauto orienta proprietários hamburguenses

Avançar »

Novo Hamburgo: Centro amanhece com balões pedindo “Impostos Justos, Já!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*