Gripe A: Feriadão estende segunda etapa de vacinação em Novo Hamburgo

Quase seis mil hamburguenses já foram imunizados contra vírus Influenza A (H1N1): menores de 2 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e trabalhadores da Saúde.

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Crianças de até e anos de idade, gestantes e portadores de doenças crônicas ganham prazo para fazer a vacina da Gripe A em Novo Hamburgo.

Leia Mais

Novo Hamburgo: procura por vacina contra Gripe A é intensa

É que a segunda etapa de imunização contra o vírus Influenza A (H1N1) foi prorrogada pela Secretaria de Saúde em função do feriadão de Páscoa e Emancipação do Município (05 de abril). Inicialmente, deveria encerrar no dia 02 de abril – feriado da Paixão de Cristo.

Apesar da prorrogação, no entanto, é bom quem enquadra-se na segunda etapa de vacinação não perder tempo. O conselho é do responsável pelo setor de imunizações da Prefeitura hamburguense. Em entrevista ao Portal novohamburgo.org, o enfermeiro Edson Luis da Silva diz que a definição do público a ser vacinado primeiro respeita o critério de risco de contágio da doença.

Os primeiros a receber a vacina foram profissionais da Saúde, pela exposição diária a que se submetem. Agora, é a vez de crianças, grávidas e portadores de doenças crônicas. A maior parte dos pacientes que apresentaram quadros graves no ano passado tinha esse perfil. “Como a vacina leva de 15 a 21 dias para começar a fazer efeito, é importante que seja aplicada no prazo”, alerta Silva.

Segundo o enfermeiro, as etapas de vacinação foram definidas pelo Ministério da Saúde para evitar superlotação. Ainda assim, o movimento na Casa de Vacinas de Novo Hamburgo (foto) é grande desde que a imunização passou a ser proporcionada à população, na semana passada.

NÚMEROS – Ainda de acordo com Edson Luis da Silva, até a última sexta-feira – 26 de março – 5.938 hamburguenses receberam a vacina. A meta da Secretaria da Saúde é chegar a 25 mil na segunda etapa. “É importante que as pessoas respeitem as etapas para garantir a organização da campanha”, reforça o enfermeiro responsável. Até o final de maio, 80% da população deve ser vacinada.

Na terceira etapa, é a vez de jovens entre 20 e 29 anos, de 05 a 23 de abril. Em 24 de abril, começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que termina em 07 de maio. Toda a população com mais de 60 anos receberá uma dose contra a gripe comum e os idosos com doenças crônicas também serão imunizados contra a Gripe A. A campanha termina com a vacinação da população de 30 a 39 anos, entre os dias 10 e 21 de maio.

Locais de vacinação

Casa de Vacinas (Joaquim Nabuco, 610 – Centro)

UBS Primavera (Boa Saúde, 618 – Primavera)

UBS Rondônia (Balduíno Michel, 100 – Rondônia)

UBS Liberdade (Kurt Wacker, 14 – Liberdade)

UBS Rincão (Teobaldo Nicolau Bauer, 15 – Rincão)

UBS Roselândia (Aquarius, 133 – Roselândia)

UBS Canudos (Silvio Gilberto Christmann, 1451 – Canudos)

UBS Lomba Grande (Odete Correa Schuck, 125 – Lomba Grande)

UBS Santo Afonso (Assuncion, 85 – Santo Afonso)

UBS Iguaçu (Bruno Werner Storck, esq. com a Rua dos Professores – Canudos)

UBS Kraemer (Américo Vespúcio, s/nº – São Jorge)

UBS Kephas (Bernardo Ludvig, s/nº – São José)

UBS São Jorge (Jabuti, 308 – São Jorge)

UBS Guarani (Demétrio Ribeiro, 1085 – Guarani)

UBS Boa Saúde (Saturno, 202 – Boa Saúde)

UBS Redentora (Tamoio, s/nº – São José)

FOTO: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org

Compartilhar

Estado registra mais de 3 mil casos de dengue

Avançar »

700 pessoas participaram do Escola Integrada em Novo Hamburgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical