Governo Tarcísio dá ponta-pé inicial ao Orçamento Participativo: Canudos recebe primeira assembléia

Bandeira histórica do Partido dos Trabalhadores começa a ser implantada na prática em Novo Hamburgo, mas prioridades da comunidade serão votadas só a partir do ano que vem.

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org

A partir de 2010,  a comunidade hamburguense poderá participar diretamente das decisões sobre investimentos públicos na cidade.

Pelo menos é o que promete a primeira administração do Partido dos Trabalhadores na história de Novo Hamburgo com o Orçamento Participativo – OP. Bandeira história da legenda, o programa começou a ser implantado pelo prefeito Tarcísio Zimmermann na última quarta-feira, dia 02. O evento de lançamento do OP serviu como uma espécie de prestação de contas do ano e projeção para 2010.

Com o plenário da Câmara Municipal lotado, o prefeito relatou investimentos realizados em 2009 e falou da expectativa para o próximo período. “Não devemos nenhuma conta de 2009. Temos pela frente um longo ciclo de crescimento econômico e temos que nos colocar no ritmo de quem vai crescer”, projeta Zimmermann, que não deixa também de lamentar a redução na arrecadação do Município, a crise financeira mundial e as adversidades na saúde pública causadas por fenômenos naturais. Destaca, no entanto, o superávit de R$ 29 milhões que diz ter alcançado em seu primeiro ano de gestão.

PARTICIPAÇÃO – Participação popular é uma das frases de efeito mais utilizadas pelo PT onde governa. O lançamento do OP foi uma prévia do que Tarcísio Zimmermann pretende com as assembléias que começaram pelo bairro Canudos. O programa será coordenado pela Secretária Geral de Governo e Relações Comunitárias e o titular da pasta explica os objetivos. “O governo tem se empenhado para buscar os recursos e agora quer que a comunidade seja um ator do Orçamento Participativo. A participação é de grande importância”, garante Luiz Lauermann.

marcia_telefonistaTeve gente até se arriscando a fazer as primeiras propostas. Foi o caso da telefonista Maria do Amaral (foto), 52 anos. Moradora do bairro Boa Saúde, sugere projetos educativos para crianças de regiões carentes. “Tenho uma idéia para criar um programa. Não vou conseguir ir no dia da assembléia do meu bairro, mas vou pedir para alguém sugerir”, antecipa. O meio-ambiente é a preocupação do professor Erminio Zortea, 47, do bairro São José. Quis saber quais são os planos para o Arroio Pampa. Quem responde é o prefeito. “Teremos um aumento no tratamento de esgoto e ele não será mais jogado na bacia do Pampa.”

CANUDOS

Canudos é o maior bairro de Novo Hamburgo. Concentra quase a metade da população. Lugar ideal para o ponta-pé inicial de um programa que visa justamente a participação popular, não? O Governo Tarcísio entendeu que sim e mais de 300 pessoas foram à Escola Municipal Martha Wartenberg na noite de quinta-feira, dia 04, para a primeira assembléia do Orçamento Participativo.

A região intitulada Canudos Leste elegeu 28 delegados que compõem agora o Conselho Comunitário, órgão responsável pela interlocução direta com a administração municipal para proposição de demandas. A eleição das prioridades, contudo, só deve começar efetivamente em maio. Antes disso, o Conselho Comunitário já terá reunido com as secretarias de governo responsáveis. Os delegados seguem sendo eleitos até o dia 22 de dezembro em mais nove regiões. A próxima assembléia é Canudos Oeste. Terça-feira, dia 08, na Escola Municipal Machado de Assis, das 19 às 22 horas.

DIVISÃO DAS REGIÕES DO OP

mapa_op

AGENDA DE ASSEMBLÉIAS

Canudos Leste

03 de dezembro de 2009

Local: EMEF Martha Wartenberg – Rua Silvio Gilberto Christmann, 1351 – Canudos

Horário: 19h às 22h

Canudos Oeste

08 de dezembro de 2009

Local: EMEF Machado de Assis – Rua Walkiria Spindler, 110 – Canudos.

Horário: 19h às 22h

Santo Afonso

09 de dezembro de 2009

Local: EMEF Harry Roth – Rua Montevidéu, 660 – Sto. Afonso

Horário: 19h às 22h

Centro

10 de dezembro de 2009

Local: Escola Estadual 25 de Julho – Rua José do Patrocínio, 730 – Rio Branco

Horário: 19h às 22h

Rondônia

11 de dezembro de 2009

Local: EMEF Elvira Brand Grin – Rua Travessão, 810 – Rondônia.

Horário: 19h às 22h

Boa Saúde

15 de dezembro de 2009

Local: EMEF Boa Saúde – Rua 22 de Outubro, s/n – Boa Saúde.

Horário: 19h às 22h

Guarani

16 de dezembro de 2009

Local: EMEF São João – Rua Araújo Vianna, 74 – Guarani

Horário: 19h às 22h

São José / Roselândia

17 de dezembro de 2009

Local: EMEF Eugênio Nelson Ritzel – Rua da Conquista, 411 – Vila Diehl

Horário: 19h às 22h

Ideal

18 de dezembro de 2009

Local: Ginásio da Fenac – Rua Marechal Câmara s/n – Ideal

Horário: 19h às 22h

Lomba Grande

22 de dezembro de 2009

Local: EMEF Bento Gonçalves – Rua José Afonso Hoher, 1519 – Lomba Grande

Horário: 19h às 22h

FOTO: Maíra Kiefer / AI-CMNH

Com informações da Imprensa da Prefeitura de Novo Hamburgo

Compartilhar

Viola caipira e chorinho são as atrações deste final de semana do Natal dos Sinos

Avançar »

Doar também é um gesto de amor

Um comentário

  1. vilmar
    4 de dezembro de 2009

    chega ser engraçado,pois o orçamento para 2010 ja ta pronto essas reuniões são para mais uma vez enganar o povo e se não for então que apareça algum responsavel e me diga qual e o valor para o participativo de 2010,isso e so para 2011 mas a final as reuniõe pode sair pois o ano que vem tem eleições e é isso que intereça o voto e enganar mais uma vez nos truoxas que votamos no qual eu me incluo juntos pois votei nessa cachorrada que estão ai tirando direito do povo que trabalha,faça reunião pra ver se o povo qer aumento da tarifa publica de enrgia traidores.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*