Adote a entidade do seu coração

Com o objetivo de estimular doações às entidades do Município que atendem crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, ocorre neste sábado, 14 de novembro, o lançamento da campanha “Adote a entidade do seu coração”.

A cerimônia, prevista para as 9 horas, na Praça do Imigrante, também simboliza o encerramento da 8ª Semana.Com, iniciada no dia 28 de outubro. Em caso de chuva, o lançamento será transferido para o dia 18 de novembro.

Uma parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/NH) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), a Semana.Com deste ano desenvolveu o tema “A Rede de Proteção Social – Um exército em defesa da vida”, com atividades realizadas em diversas entidades integrantes da Rede.Com. O encerramento, inicialmente previsto para o sábado, 7 de novembro, acabou adiado para este final de semana. Conforme a diretora de Articulação Institucional e Parcerias da SDS, Raquel D’Ávila, a mudança foi estratégica, pois, além de ampliar a visibilidade das ações, também possibilitou que a agenda coincida com o início da Semana da Consciência Negra, cuja abertura acontece na mesma data. “Assim poderemos aproveitar a maior movimentação no Centro da cidade para intensificar nossa campanha, que consiste em sensibilizar as pessoas quanto à importância do trabalho das entidades que atendem crianças e a forma como se pode contribuir com elas”, argumenta Raquel.

O presidente do CMDCA hamburguense, Carlos Bock, reforça a importância da campanha atingir o maior número de pessoas possível, sobretudo os profissionais liberais, cuja remuneração obriga à declaração de Imposto de Renda. “O grande esforço da campanha ‘Adote a entidade do seu coração’ consiste em comunicar a sociedade que ela pode beneficiar as entidades sem um custo real para si, apenas redirecionando um gasto que já teria, com o Imposto de Renda”, informa Bock.

É deste modo que o CMDCA, com a colaboração da Prefeitura, pretende angariar a maior parte dos recursos para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUNCRIANÇA). O fundo é gerido pela instituição, que redistribui as doações entre as entidades conveniadas. Para contribuir, basta que qualquer pessoa física ou jurídica destine um percentual, estabelecido em lei, do valor que deverá pagar à Receita Federal. A doação, no entanto, como sugere o próprio nome da campanha, não precisa ser direcionada ao FUNCRIANÇA. É possível que se indique diretamente a instituição no momento do depósito, desde que se saiba o código específico dela. De acordo com Bock, as destinações necessariamente devem ser feitas até o final do ano, pois precisam respeitar o fechamento fiscal da Receita Federal.

Para o lançamento, no sábado, está prevista a participação de todas as entidades que constituem a Rede.Com, além do prefeito Tarcísio Zimmermann, também engajado na campanha. Conforme explica a diretora Raquel, os participantes farão abordagens, com o auxílio de palhaços, na Avenida Pedro Adams Filho e entorno da Praça do Imigrante. A ação prevê panfletagem e entrega de pulseirinhas alusivas à campanha. Segundo a diretora, qualquer pessoa que desejar auxiliar pode participar como voluntária. “Basta se dirigir ao local do evento e procurar a organização, para receber o colete da SDS e se unir às equipes”, explica.

Mais informações a respeito da campanha e de como contribuir com o FUNCRIANÇA podem ser obtidas no site da Prefeitura de Novo Hamburgo, no banner-link com a logomarca da campanha.

Como colaborar com o Fundo Municipal da Criança:

Para contribuir com as entidades que trabalham no atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social é bastante simples. Acompanhe o passo-a-passo:

1 – Acesse a página ‘resumo’ de sua última declaração de Ajuste do Imposto de Renda. Lá, verifique qual o valor do Imposto Devido (não é o imposto ‘a pagar’). Em caso de Pessoa Física, calcule 6% deste valor; em caso de Pessoa Jurídica, deduza 1% do valor. Estes são os percentuais permitidos para doação em cada um dos casos.

2 – Procure qualquer agência do Banco do Brasil e faça o depósito do valor que resolveu destinar à campanha. O depósito, em dinheiro ou cheque, deve ser identificado, com fornecimento de CPF ou CNPJ, conforme o caso, e não pode ser realizado nos guichês de auto-atendimento. O valor deve ser lançado na Agência 314-X, Conta-corrente 73045-9, Titular CMDCA/NH.

3 – Com o comprovante de depósito em mãos, acompanhado de CPF ou CNPJ, vá até a sede do CMDCA/NH e solicite o recibo correspondente à sua doação. Ele lhe dará direito ao desconto na Declaração de Imposto de Renda.

Compartilhar

Trânsito de veículos na Rua Bruno Werner Storck será liberado amanhã

Avançar »

Novo Hamburgo: Alagamentos transformam Centro em “lagoa” e chuva não deve parar tão cedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*