Município em alerta por causa das chuvas

A Defesa Civil de Novo Hamburgo está monitorando as áreas ribeirinhas dos bairros Canudos e Santo Afonso devido à chuva que atinge a região desde sábado, 25 de setembro

 

A medição do nível do Rio dos Sinos feita na manhã desta segunda-feira, dia 28 de setembro, onde fica o posto de captação de água bruta da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, apontou uma marca de 6,43 metros. O nível está abaixo dos 7,22 metros registrados algumas semanas atrás, quando 84 famílias foram orientadas pela Defesa Civil a deixar suas casas. Na ocasião o bairro Canudos foi o mais atingido, especialmente, nas Vilas Getúlio Vargas e Kipling.

De acordo com o coordenador da entidade e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, três famílias foram removidas de suas residências pela Prefeitura e levadas até a Escola Municipal Harry Roth, no bairro Santo Afonso. Segundo ele, outras cinco famílias deixaram suas casas e buscaram abrigo na casa de parentes. 

Segundo a sub-chefe da Defesa Civil, Inácia Wasen, os pontos mais afetados pela chuva e acúmulo de água em Novo Hamburgo ficam nas Vilas Primavera, Planalto, Palmeira, Capanema e do Lago, todas no bairro Santo Afonso. “As casas estão dentro de um banhado. Como o Sinos está com o nível elevado, elas acabam atingidas pela água do rio”, explica.

A dona de casa, Rosângela Pasmaeur, 29, moradora da Vila Palmeira, pediu auxílio da Prefeitura para retirar roupas e móveis da sua casa. Ela conta que a água começou a invadir sua residência na noite de domingo, 28. “É melhor sair agora. Depois pode subir mais. Vamos para a casa de uma irmã minha aqui no bairro mesmo. Assim que a chuva parar, volto para casa” conta.

Farias lembra que aqueles que quiserem fazer doações para as famílias atingidas pela enchente devem entrar em contato com o Gabinete da Primeira-dama, pelo telefone (51) 3594-9990. Além disso, doações podem ser feitas diretamente no depósito que fica na Rua Bartolomeu de Gusmão, 3.500, bairro Canudos.

Foto:Equipe Datasinos

Compartilhar

Alunos da rede pública serão jornalistas por um dia na Feevale

Avançar »

Courovisão começa nesta terça-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*