“O asfalto está todo podre”: Tarcísio explica excesso de buracos nas ruas hamburguenses

Prefeito esteve na Câmara Municipal e respondeu a questionamentos dos vereadores. Garantiu empenho para solucionar o problema, mas não prometeu solução “milagrosa”.

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org

Andar nas ruas de Novo Hamburgo de carro começa a se tornar uma aventura. A cada esquina, um buraco.

Até a apresentadora Hebe Camargo reclamou da situação das vias públicas na cidade ao participar da Festa Nacional do Calçado, há duas semanas.

Pois bem. Nesta terça-feira, dia 22, o prefeito Tarcísio Zimmermann (PT) esteve na Câmara Municipal e não se eximiu da responsabilidade sobre os buracos nas ruas. Foi questionado por um parlamentar do seu partido. Respondeu que a Prefeitura tem feito o possível para solucionar o problema. E foi mais longe: “Sugiro que além de contar os buracos, as pessoas contem também a quantidade de remendos que já fizemos”. A enfática afirmação abriu os esclarecimentos sobre o assunto depois de que o vereador petista Alex Rönnau pediu explicações.

NÚMEROS – Somente na manhã de terça-feira, segundo o prefeito, foram 100 remedos na operação tapa-buracos que percorreu a Avenida Pedro Adams Filho. “Os funcionários da área costumam dizer que o asfalto está todo podre. Nossa malha viária está ultrapassada”, reclama.

As condições climáticas também foram citadas como agravante. Às vésperas da Festa Nacional do Calçado, por exemplo, os esforços se concentraram em melhorar as condições do Centro. Choveu nos dias que antecederam o evento, no entanto. “No dia em que a Hebe veio, os mesmos buracos já estavam abertos de novo”, lembra Zimmermann.

Para os motoristas que esperavam por uma solução imediata, as notícias não são as melhores. Tarcísio Zimmermann garantiu o máximo empenho da administração municipal, mas não fez promessas “milagrosas”. “Não vou prometer o impossível. O poder público não tem a capacidade de produzir dinheiro”, disse o prefeito ao explicar a redução progressiva da receita do Município. Sua passagem pela Câmara ocorreu justamente no dia em que os vereadores votavam a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, que estabelece as prioridades do governo para o próximo ano.

Plano de ação prevê três etapas

Zimmermann antecipou que o plano de ação da Prefeitura prevê três etapas. “Num primeiro momento, vamos concentrar os esforços nas vias mais importantes”, explica. Entre elas estão 1º de Marco, Nações Unidas, Nicolau Becker e 7 de Setembro. A segunda etapa passa pelas vias onde há trânsito de ônibus e as vias laterais ficariam para uma terceira etapa.

A principal dificuldade para realização de operações tapa-buracos reside na aquisição do asfalto. Como a Prefeitura de Novo Hamburgo não possui uma usina para fabricação, compra de fora. Quando o material chega, sobretudo em dias frios, já perdeu em qualidade. Os remendos duram pouco tempo.

FOTO: Fernanda Feltes/AI-CMNH

Compartilhar

Capacitação turística em Lomba Grande

Avançar »

Papai Noel dos Sinos 2009

3 comentários

  1. Marco Antonio Boccasius Johann
    23 de setembro de 2009

    Realmente a situação está terrível. Mas desde quando? Qual foi a outra vez que um jornal reservou tamanho espaço em sua capa para ilustrar os buracos? Será falta de assunto? Acho que é outra coisa. A propósito, quem se importa com a opinião da Hebe Camargo sobre o assunto? São Paulo é uma maravilha. Não tem buracos, não tem alagamentos, não tem engarrafamentos. Pelo menos na mansão da Hebe. Acho que a direção da Fenac foi infeliz no seu convite. O tiro saiu pela culatra. Da próxima vez convidem o Maluf. Ou o Tiririca.

    Responder
  2. 24 de setembro de 2009

    Com estes argumentos e nesse ritmo, a buraqueira ficará emendada, tornado-se uma só. Isso, porém, facilitaria tudo, a começar pela economia, haja vista que buraco, sob a míope visão palaciana, dispensa manutenção rápida (ou atenção).

    Responder
  3. adavilson junior hack
    24 de outubro de 2009

    novo hamburgo cidade podre e ultrapassada e agradessao a Hebe,qm sabe assim o prefeito faz algo,o q axu muito dificil….

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*