• Visualizações 1040

Casa de Bombas ganha limpeza

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), intensificou os trabalhos limpeza da bacia de acumulação da Casa de Bombas. Na manhã de quinta-feira, 12 de maio, foi retirada uma grande quantidade de resíduos, como móveis, pneus, garrafas, dentre outros objetos, que chegam até o local trazidos pela enxurrada, ou que são jogados na área próxima da estação de bombeamento, no bairro Santo Afonso, por pessoas da região. Para os serviços de limpeza a Administração investe no uso de maquinário (escavadeiras), caminhões para o transporte de resíduos, destinação do lixo, e servidores. É preciso que a comunidade se conscientize de que os recursos gastos com a retirada do lixo poderiam ser utilizados em outras melhorias.

As bombas são importantes para a região, pois evitam que as águas transbordem e atinjam casas próximas. Por outro lado, o lixo jogado, por pessoas da própria comunidade, às margens dos arroios e córregos, em dias de chuvas, é lavado pela correnteza podendo causar alagamentos, além de prejudicar o bombeamento. A recomendação é que a comunidade faça o descarte correto do lixo, não jogando resíduos nos arroios, canais ou nos bueiros.

Como denunciar

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) lembra que a disposição de resíduos em local impróprio é crime ambiental (conforme a Lei Federal 12.305/2010). Portanto, quem flagrar alguém despejando lixo em vias, arroios, terrenos, ou qualquer outra área inadequada para isso, deve denunciar pelo telefone 156. É garantido o sigilo da identidade do denunciante.

 

Fotos: (Paulo Barcelos)

 

Compartilhar

Estudantes participam de Festival Paradesportivo

Avançar »

Ação vai levar saúde preventiva aos moradores do Roselândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*