• Visualizações 1026

“Um pingo de consciência basta para preservar a água e o rio”

As chuvas intensas das últimas semanas ocasionaram acúmulo de sujeira na área de captação de água bruta da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, chegando a interromper a produção por algumas horas e a provocar desabastecimento em regiões da cidade. Uma quantidade imensa de  folhas  e galhos que flutuavam no rio, acompanhados por  garrafas pet, sacolas plásticas e outros materiais de uso doméstico chegou  às bombas e foi retirada por mergulhadores especializados do poço de captação. Grades adicionais mais finas foram instaladas para conter a entrada de resíduos nas bombas, mesmo assim, na última sexta-feira (11), outra leva de detritos trazida pelo rio prejudicou a captação e afetou o abastecimento em alguns bairros.
Na manhã desta terça-feira (15), o diretor-geral da Comusa, Alvaro
Alencar, acompanhou o trabalho dos mergulhadores na casa de bombas, que retiraram mais resíduos do poço.  “Esta sujeira no rio advém da ação humana. É importante que a população se dê conta de que o pequeno gesto de podar a sua árvore e jogar os galhos para dentro de um riacho, por exemplo, vai acabar no rio e impactará a produção de água”, alerta, lembrando que quanto mais suja estiver a água, mais recursos serão investidos em produtos químicos para tratá-la e mais tempo levará para chegar potável até a população.
Conscientização
Com o slogan “Um pingo de consciência basta para preservar a água e o rio”, no início de dezembro, a Comusa lançou a campanha de conscientização pela qualidade da água do Rio dos Sinos.  A ação alerta para a contaminação da água como resultado de ações cotidianas como o descarte incorreto de resíduos.  “É a ação consciente de cada cidadão que vai determinar, agora e no futuro, a qualidade dos mananciais para nós, para nossos filhos e para nossos netos”, conclui.

Para estimular as pessoas, a autarquia trabalha a divulgação da campanha pela internet, por meio do site (www.comusa.rs.gov.br) e dos perfis no Twitter (@ComusaNH) e Facebook (facebook.com/ComusaNH). Durante a campanha também serão distribuídos materiais informativos à população.

 

Compartilhar

Natal Cidade de Argila e Luz é atração na Praça 20 de Setembro

Avançar »

Pesquisa Ibope: Governo Dilma tem 70% de reprovação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*