Inflação oficial sobe 0,54% em novembro

Resultado do IPCA foi divulgado um dia após Copom ter divulgado ata sobre última reunião do grupo, que elevou taxa básica de juros Selic para 10% ao ano.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A inflação oficial do País medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA registrou alta de 0,54% em novembro, ficando apenas 0,03 ponto porcentual abaixo da taxa registrada em outubro (0,57%), informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

O resultado mensal ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pela Agência Estado, que iam de uma taxa de 0,52% a 0,70%.

No acumulado do ano, a alta é de 4,95% e em 12 meses, de 5,77%, acima do centro da meta estipulada pelo governo, de 4,5%. A taxa em 12 meses foi a menor registrada desde novembro de 2012, quando o IPCA acumulado havia ficado em 5,53%. Também é a primeira vez que a inflação este ano fica abaixo do registrado no fim do ano passado (5,84%), resultado que o Banco Central tem prometido entregar.

O resultado do IPCA foi divulgado um dia após o Comitê de Política Monetária – Copom ter divulgado a ata sobre a última reunião do grupo, que elevou a taxa básica de juros Selic para 10% ao ano. Segundo o Copom, apesar da alta do juro, a inflação em 2013 deve ficar acima da meta do governo.

A desaceleração na inflação oficial na passagem de outubro para novembro foi puxada pela redução no ritmo de aumento de preços dos alimentos. O grupo Alimentação e Bebidas saiu de uma taxa de 1,03% em outubro para uma variação de 0,56% em novembro.

Alimentos importantes na cesta básica do brasileiro ficaram mais baratos, como o arroz e o feijão. Em novembro, o preço do arroz caiu 1,04%, enquanto o do feijão recuou 7,96%.

Informações de estadão

FOTO: reprodução / ebc

Compartilhar

Venda de veículos novos tem queda de 8,6% em novembro

Avançar »

Atividade econômica cresce 0,77% em outubro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*