• Visualizações 2424

Consumo de gasolina cresce 36% em janeiro, diz diretor da Petrobras

Lucro da companhia, no entanto, caiu 5% em 2011, na comparação com 2010. Cinco novas refinarias estão sendo construídas.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, projeta 2012 como um ano de elevado nível de importações de gasolina. O consumo do derivado no Brasil cresceu 36% em janeiro deste ano comparado a igual mês de 2011, afirma ele.

O consumo diário de gasolina no Brasil em janeiro foi de 493 mil barris. Segundo o diretor, o Brasil tem importado 15% da gasolina que consome. “O consumidor está optando pela gasolina em detrimento ao etanol”, afirma.

No ano passado, a balança comercial de derivados da companhia ficou negativa em US$ 4,9 bilhões, contribuindo para um resultado financeiro mais fraco no período em relação ao ano anterior. O lucro da Petrobras caiu 5% em 2011, na comparação com 2010, registrando R$ 33,3 bilhões.

De acordo com Costa, uma nova unidade de coque na Repar, refinaria da empresa no Paraná, entrará em operação em junho. A novidade deve acrescentar mais 30 mil barris diários de gasolina à produção. “Ainda não é um grande volume, mas já ajuda”, avalia.

A Petrobras está construindo cinco novas refinarias no país. A previsão é que a primeira a entrar em operação seja a de Pernambuco, em julho de 2013, com capacidade para processar 200 mil barris diários de petróleo. “Apesar de não produzir gasolina e ser para diesel e querosene de aviação, vai ajudar a liberar outras unidades para produzir o combustível.”

Informações de Folha.com

FOTO: ilustrativa / GettyImages

Compartilhar

Inflação medida pelo IPC-S registra queda em cinco das sete capitais pesquisadas

Avançar »

Antes em queda, número de empresas em busca de crédito aumenta 9,1%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*