Brasil estagnado: PIB não cresce no terceiro trimestre de 2011

Estabilidade na variação do PIB de um trimestre para outro foi resultado mais fraco da série desde 2009, ano da crise global.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A queda da atividade na indústria e em serviços foi a principal causa para a paralisação da economia brasileira no terceiro trimestre de 2011.  O crescimento do Produto Interno Bruto – PIB ficou em 0%, na comparação com o período anterior.

Em valores correntes, o PIB foi de R$ 1,05 trilhão. Os dados foram apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A estabilidade na variação do PIB do terceiro trimestre contra o segundo trimestre deste ano foi o resultado mais fraco nesta série, neste tipo de comparação (trimestre conta trimestre imediatamente anterior) desde o primeiro trimestre de 2009, o ano da crise global, quando o PIB caiu 1,7% contra o quarto trimestre de 2008.

A agropecuária, no entanto, se destacou no período, com aumento de 3,2%. Os setores de indústria e serviços tiveram variações negativas de -0,9% e -0,3%, respectivamente. “Anteriormente, o crescimento da economia estava sendo puxado pelo setor de serviços. Este terceiro trimestre foi puxado mais pela agropecuária”, lembrou a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

No acumulado nos quatro trimestres terminados no terceiro trimestre de 2011 (12 meses), o crescimento da economia foi de 3,7% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. No acumulado em 2011 até setembro, o PIB apresentou uma expansão de 3,2%.

“Olhando pela ótica da demanda, o crescimento era puxado muito por investimentos, beneficiado por importação de máquinas e equipamentos. Mas agora os investimentos cresceram menos do que o consumo das famílias”, observou Rebeca.

Informações de Estadão

FOTO: ilustrativa / meufazendaescola

Compartilhar

Com crescimento em todos os segmentos, movimento em lojas aumenta 1,5% em novembro

Avançar »

Venda de veículos novos registra melhor mês do ano em novembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*