3º trimestre de 2011 pode não ter crescimento econômico

Ministério da Fazenda prevê crescimento nulo para esse período de 2011, mas a economia deve se recuperar já no quarto trimestre do ano.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Segundo Nelson Barbosa, secretário executivo do Ministério da Fazenda, os indicadores avaliam que o terceiro trimestre de 2011 pode ter crescimento nulo. Porém, nesta terça-feira, dia 22, também informou que a economia do país deve se recuperar no quarto trimestre deste ano.

O secretário ainda afirmou que o governo pode reavaliar suas projeções para o terceiro trimestre, assim que houver a divulgação do Produto Interno Bruto – PIB, deste período. Até agora, o mercado tem expectativa de 3,2% na projeção do crescimento da economia, enquanto o governo aposta em 3,8%.

Para Barbosa, essa moderação no trimestre ocorre por conta do cenário internacional – que está em crise. Medidas adotadas pelo governo a fim de melhorar as contas públicas e conter a inflação também podem ser as causas de um crescimento nulo.

Mas em 2012, tudo pode ser diferente. Segundo ele, as medidas já tomadas pelo governo este ano garantem, no ano que vem, a expansão do PIB em, no mínimo, 4%. “Para chegar a 5% depende de ações do governo, cabe ao governo dar direção às expectativas. Para 2012, esperamos nova expansão do investimento público”, declara o secretário executivo.

Das medidas já tomadas que terão efeito no próximo ano, estão o aumento do salário mínimo previsto para janeiro, as desonerações do Simples e do plano Brasil Maior e o impacto defasado das reduções na taxa básica de juros – a Selic. Portanto, Barbosa acredita que o crédito livre deve ajudar no futuro crescimento.

Informações de Estadão

FOTO: Ilustrativa / GettyImages

Compartilhar

Dívida pública interna do país soma R$ 1,7 trilhão em outubro

Avançar »

Prévia da inflação oficial de novembro tem leve alta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*