Cheques agora terão data de emissão como medida de segurança

Medida tem como objetivo aumentar a segurança, transparência e credibilidade nas operações, evitando fraudes ou roubos.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Ao contrário de antes, quando apenas a data em que o correntista passava a ser cliente do banco vinha impressa nos cheques, agora as folhas de cheques terão a data de confecção impressa na sua lateral esquerda. Medida funciona a partir desta sexta-feira, dia 28.

Aprovada há seis meses pelo Conselho Monetário Nacional – CMN, a medida tem como objetivo o aumento da segurança, transparência e credibilidades nas operações. Com isso, serão evitados possíveis cheques fraudados ou roubados, já que a alteração ajudará aqueles que receberam os cheques.

Algumas instituições financeiras já se anteciparam e, agora, seus cheques tem a data de emissão inclusa. Segundo o Banco Central – BC, os bancos tem obrigação de esclarecer a nova medida aos clientes e as alterações adotadas para liberar os talões de cheques. Essa medida atendeu a pedidos de comerciantes, pois reclamavam constantemente sobre o uso de folhas antigas de cheques.

Especialistas acreditam, portanto, que o procedimento para sustar o cheque ficará mais difícil, já que os correntistas deve apresentar um boletim de ocorrência policial sobre os motivos da sustação. No caso de cheque roubado, poderá haver uma sustação provisória, mas o boletim de ocorrência terá de ser apresentado ao banco em dois dias úteis.

Informações de Agência Brasil

FOTO: Ilustrativa

Compartilhar

Inflação diminui em cinco de sete capitais pesquisadas

Avançar »

Confiança da indústria tem queda e atinge menor nível desde agosto de 2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*