Projeção de inflação oficial deste ano quase atinge o limite superior com 6,4%

O Banco Central – BC aumentou a projeção da inflação oficial de 2011 de 5,8% para 6,4%. O próximo ano deve ter inflação de 5%.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Segundo o Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira, dia 29, a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA subiu e quase atinge o limite de 6,5%. O Banco Central espera que a inflação fique em 7,2% até o final dos 12 meses que encerram o final do terceiro trimestre de 2011.

No relatório anterior, a projeção de 2012 passou de 4,8% para 4,7%. A meta de inflação para os dois anos tem centro e 4,5% com margem de 2 pontos percentuais para menos ou mais, sendo o limite inferior de 2,5% e o superior de 6,5%. O BC só prevê inflação no centro da meta nos 12 meses que encerram o final do segundo trimestre de 2012, permanecendo com essa meta no terceiro trimestre.

O BC também traz as estimativas do cenário do mercado, com projeções feitas com base nas expectativas dos analistas do mercado financeiro. Esses analistas são consultados pelo BC, tanto para a Selic quanto para a taxa de câmbio. Sendo assim, a previsão para a inflação oficial desde ano subiu de 5,8% para 6,4% pelo IPCA. E para o próximo ano, a previsão subiu apenas 0,1%, com 5% de previsão.

No cenário alternativo a projeção de 2011 passou de 5,8% para 6,4% e permanece em 4,7% para 2012. Em 12 meses encerrados no terceiro trimestre de 2013 é de 4,8% a estimativa. “A atual deterioração do cenário internacional cause impacto sobre a economia brasileira equivalente a um quarto do observado em 2008/2009 (na crise financeira internacional)”, considera o BC sobre o cenário alternativo.

Esse cenário também deve ter uma desaceleração da atividade econômica do país e a taxa de inflação se posiciona em um patamar inferior ao que seria observado caso não fosse considerado o efeito da crise internacional, mesmo com a depreciação da taxa de câmbio e de haver redução da taxa básica de juros, informa o BC.

Informações de Agência Brasil

FOTO: Ilustrativa / GettyImages

Compartilhar

Inadimplência de pessoas físicas e jurídicas atinge maior nível desde o ano passado

Avançar »

Preço da cesta básica em setembro cai em nove de 17 capitais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*