Empresários da indústria estão menos confiantes, afirma pesquisa

Levantamento da CNI, analisando 26 setores industriais, afirma que no mês de agosto o índice de confiança dos profissionais diminuiu.

Da Redação redacao@novohamburgo.org(Siga no Twitter)

Ao que tudo indica, os empresários estão menos confiantes neste mês de agosto. Em um levantamento da Confederação Nacional da Indústria – CNI, apurando em 2.347 empresas entre os dias 1º e 16 de agosto, foi divulgado que o otimismo dos industriais atingiu 56,4 pontos em agosto, 1,5 ponto a menos do que em julho.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial- Icei, divulgado nesta sexta-feira, 19, pela CNI, também mostra que, na comparação com agosto de 2010, a confiança dos industriais teve uma queda bem maior, de 7,6 pontos. O Icei varia de 0 a 100 e valores acima de 50 pontos mostram empresários confiantes.

O otimismo em agosto também está 3,2 pontos abaixo da média histórica de 59,6 pontos.

Ainda, se forem levadas em consideração as perspectivas para os próximos seis meses, a confiança na economia brasileira e na própria empresa caiu de 65,5 pontos, em julho, para 63,2 pontos, em agosto.

Dos 26 setores industriais analisados, 19 registraram queda das expectativas sobre a economia brasileira para os próximos seis meses. Apenas os setores de madeira (49,4), veículos automotores (48,8) e máquinas e materiais elétricos (46,6) ficaram abaixo de 50 pontos.

Crise representa mais queda

De acordo com o economista da CNI, a “situação adversa da economia mundial” deve fazer com que a confiança dos empresários caia ainda mais no terceiro trimestre deste ano. Segundo a entidade, o Icei vem recuando sistematicamente desde fevereiro deste ano. “Até aquele momento [fevereiro deste ano], os empresários vinham de um forte crescimento da economia, que estava se recuperando do ápice da crise, ocorrida no fim de 2008”, diz Ávila. “O setor industrial vem percebendo que a economia perde dinamismo e, por isso, está menos otimista”, acrescentou.

Informações de Agência Brasil

FOTO: Ilustrativa

Compartilhar

Serasa divulga aumento na inadimplência em julho

Avançar »

Estimativa de inflação oficial em 2011 sobe para 6,28%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*