“Todas as nossas atenções estão voltadas para o combate acirrado da inflação”, diz Dilma

Boletim Focus desta segunda-feira, no entanto, elevou pela sétima vez consecutiva a previsão para a inflação oficial neste ano.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, dia 25, que o governo tem uma “imensa preocupação” com a inflação e que não “haverá hipótese alguma de desmobilização” para o controle da meta.

A presidente fez as declarações a jornalistas pouco antes de ser reunir com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Apesar de o Banco Central – BC ter aumentado, na semana passada, a taxa básica de juros em 0,25 p. p. (ponto percentual), abaixo da previsão do mercado, Dilma prometeu um combate acirrado.

“Nós temos imensa preocupação com a inflação. Não haverá hipótese alguma que o governo se desmobilize diante da inflação. Todas as nossas atenções estão voltadas para o combate acirrado da inflação”, disse. Questionada se haverá anúncio de medidas de controle da inflação, Dilma não respondeu.

O mercado elevou pela sétima vez consecutiva a previsão para a inflação oficial neste ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, passando de 6,29% para 6,34%, segundo o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo BC.

A estimativa aproxima-se do teto da meta do Banco Central, de 6,5%. O centro da meta é de 4,5%. Para 2012, a projeção de inflação se manteve inalterada em 5%.

Na última quarta-feira, o Banco Central confirmou o terceiro aumento consecutivo na taxa básica de juros, que passou de 11,75% para 12% ao ano. O mercado previa um aumento de 0,5 p.p. na Selic. É a maior taxa desde março de 2009, quando a Selic estava em 12,75%. A previsão dos economistas é que a Selic encerre o ano em 12,25%.

Informações de Folha.com

FOTO: reprodução / Wilson Dias-ABr

Compartilhar

Apesar de leve alta mensal, desemprego em março atinge menor valor para o mês

Avançar »

Reajustes salariais pressionam inflação na construção civil, mostra FGV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*