Selic vai a 11,25% e Brasil dispara na liderança de ranking de juro real

Com elevação anunciada pelo Copom nesta quarta-feira, dia 19, juro real pago pelos brasileiros passa a ser de 5,5%.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Os brasileiros pagam a maior taxa de juros reais do mundo. Novidade? Não, mas nesta quarta-feira, dia 19, o Brasil disparou na liderança desse ranking.

É que na primeira reunião do Comitê de Política Monetária – Copom no Governo Dilma (PT), a taxa básica de juros (Selic) subiu de 10,75% para 11,25% ao ano. Segundo levantamento da Cruzeiro do Sul Corretora, isso eleva a taxa de juro real a 5,5%. A segunda colocada no ranking é a Austrália, com 1,9%, e a maioria dos países tem taxas negativas.

O novo presidente do Banco Central, o gaúcho Alexandre Tombini, assume o posto mantendo uma tradição: aumentar os juros na sua primeira reunião no comando do Copom. A última vez que um presidente da instituição assumiu o cargo e não subiu os juros foi em 1997, com Gustavo Franco. Armínio Fraga e Henrique Meirelles, que entraram em 1999 e 2003, respectivamente, aumentaram os juros em sua estréia.

EXPLICAÇÃO – Logo após o encontro do Copom, o Banco Central divulgou uma explicação para o reajuste: “O Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 11,25% ao ano, sem viés, dando início a um processo de ajuste da taxa básica de juros, cujos efeitos, somados aos de ações macroprudenciais, contribuirão para que a inflação convirja para a trajetória de metas”.

Com informações de Veja e G1

FOTO: reprodução / G1

Compartilhar

Avançar »

Previsão para inflação em 2011 é elevada mais uma vez

Um comentário

  1. Jairo
    20 de janeiro de 2011

    Até tem sentido a medida para baixar a inflação. Porem, quem paga é o trabalhador que já trabalha 150 dias para pagar impostos e passara´a pagar ainda mais. Quem ganha é o banqueiro e o proprio governo que arrecada ainda mais. Qto aos nossos parlamentares não sentem nada, pois tem os maiores salários do mundo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*