• Visualizações 298

Com financiamento da iniciativa privada, Carnaval de Novo Hamburgo acontece neste sábado

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Facebook)

O Carnaval de Rua volta à Avenida Pedro Adams Filho neste sábado, 22 de fevereiro, a partir das 20h, em uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, via Secretaria Municipal da Cultura (Secult), e das escolas de samba Sociedade Cruzeiro do Sul e Protegidos da Princesa Isabel. O evento conta com o financiamento da iniciativa privada, via Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS), com o patrocínio das empresas Tintas Kiling, GMAD Placa Sul e Palterm.

O projeto Desfile das Escolas de Samba de Novo Hamburgo, com proponência da Sociedade Cruzeiro do Sul, foi elaborado pelas Escolas de Samba, e está aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS, tornando possível a produção e a realização do principal evento anual do segmento. A LIC-RS é um mecanismo de fomento cultural que oferece benefício fiscal para empresas que patrocinem os projetos aprovados pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), que garante ao patrocinador abatimento de 100% do ICMS investido (conforme tabela da LIC).

“Essa é uma construção que teve início em 2017, quando as entidades carnavalescas começaram a pensar neste modelo de evento. Reiteramos que é necessário o entendimento e o reconhecimento do carnaval como política pública, por conta de toda a questão sociocultural do projeto de Carnaval.”, explica o produtor executivo do projeto, Jailson Barbosa.

Comemorando 50 anos de muito samba e carnaval, a escola que tem mais de 20 títulos e é localizada no bairro Rondônia, Protegidos da Princesa Isabel junta-se aos Leões da Sociedade Cruzeiro do Sul, levando o legado histórico de ambas as escolas para a avenida. Fundada em 1922, a Cruzeirinho, como é carinhosamente chamada, foi tombada pela atual gestão da Secretaria da Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Novo Hamburgo ao completar 95 anos de fundação, em 2017.

O percurso será das Bancas, na Avenida Pedro Adams Filho, até a Rua Lima e Silva, e a celebração do Carnaval na Praça do Imigrante, com uma expectativa de público de 5000 pessoas. O Carnaval de Novo Hamburgo é um evento para toda a família, com entrada gratuita e acessibilidade para as pessoas com deficiência. Quem quiser pular o carnaval: pode pular. Quem quiser assistir sentado, também está convidado a trazer sua cadeira para acompanhar ao desfile.

“O modelo que inauguramos, de financiamento, nessa edição caminha no sentido de estabelecer autonomia e fortalecimento das entidades carnavalescas de Novo Hamburgo. Certamente teremos esse segmento da nossa cultura popular ainda mais forte e representativo já no próximo ano”, explica o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso.

O que muda no trânsito?

Durante o sábado, dia 22, o trecho da Avenida Pedro Adams Filho que compreende entre as ruas Marcílio Dias e Lima & Silva, estará fechado para o trânsito de veículos desde a manhã. Duas ruas de ligação entre a Avenida Pedro Adams Filho e a Rua Bento Gonçalves também estarão fechadas, sendo elas a David Canabarro e a Gomes Portinho. O bloqueio das ruas, com orientação da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, acontece a partir das 13h.

SERVIÇO:

O quê: Desfile das Escolas de Samba de Novo Hamburgo no Carnaval 2020

Quem: Sociedade Cruzeiro do Sul e Protegidos da Princesa Isabel

Quando: Sábado, 22 de fevereiro de 2020, a partir das 20h

Onde: Av. Pedro Adams Filho, ao longo da extensão da Praça do Imigrante

 

Compartilhar

Após abusar da filha, homem é preso em Sapiranga

Avançar »

Em Imbé Polícia descobre residência com cães congelados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical