• Visualizações 271

Vandalismo compromete coleta seletiva do lixo

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Facebook)

Furto de rodas e fogo estão entre as ações que atingem os contentores instalados pela cidade de forma gradativa.

Quatorze pontos da cidade, distribuídos pelos bairros, estão recebendo contentores para o descarte correto de resíduos. No total, são 212 unidades instaladas em uma ação iniciada em 2019 pela área central cuja instalação está sendo feita de forma progressiva. Para descartar corretamente os resíduos que produz em suas casas ou empresas, a comunidade é orientada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) a proceder da seguinte forma: o lixo seco deve ser depositado nos contentores verdes e o lixo orgânico e de rejeitos nos contentores cor de laranja.

Mas infelizmente, de maneira constante, a empresa responsável pela coleta do lixo na cidade vem comunicando a Diretoria de Limpeza Urbana (DLU) sobre atos de vandalismo na mira dos contentores. São registradas ocorrências de fogo, furto das rodas e pichações, o que compromete seriamente o serviço de coleta seletiva.

“Estamos recebendo, de forma preocupante, informações sobre a prática de vandalismo, dos mais diversos, com os contentores, tão importantes para a reciclagem dos resíduos”, frisou o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet. Ele faz ainda uma observação essencial no contexto da coleta seletiva do lixo, o que ela representa para os catadores, e suas famílias, que trabalham na triagem dos resíduos. “É com a separação dos resíduos que podemos viabilizar a geração de renda para os catadores que têm a possibilidade de transformá-los ao encaminhar para a reciclagem. Contentores conservados mantêm essa ordem”, assinala Sarlet.

O secretário destaca também que a população pode denunciar os vândalos acionando a Guarda Municipal (GM) pelos telefones 153 ou 3524 – 8738.

 

Compartilhar

Dia D de vacinação contra o sarampo é neste sábado

Avançar »

Criança de 2 anos é monitorada com suspeita de Coronavírus no Município

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical