• Visualizações 1787

Na terça feira tem início à estação do amarelar e da queda das folhas: o outono

Na terça-feira, 20 de março, às 13h15, inicia o outono no Hemisfério Sul (horário de Brasília). Mas por que as estações do ano tem dia e hora certa para começar e terminar?

Na astronomia as estações do ano são definidas a partir de posições específicas que a Terra alcança em seu movimento ao redor do Sol. A data de início do verão acontece quando temos o dia mais longo do ano (dia dura mais que a noite) e a data de início do inverno ocorre no dia em que temos o dia mais curto do ano (noite dura mais que o dia).  Esses dias recebem o nome especial de solstício. No dia em que os dois hemisférios, norte e sul, recebem a mesma quantidade de luz solar temos o início do outono/primavera. Essa data também recebe um nome especial: equinócio de outono/primavera. São nesses dias que a duração do dia e da noite são praticamente igual.

Na terça-feira, dia 20 de março de 2018, às 13h15, pelo horário de Brasília, vamos passar pelo equinócio de outono no Hemisfério Sul, enquanto o Hemisfério Norte estará passando pelo equinócio de primavera. A nova estação é caraterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar e início da queda das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (exceto nas regiões próximas ao equador).

Compartilhar

Comusa amplia horário dos serviços pela central de atendimento telefônico

Avançar »

Vídeo de cão que tenta roubar livro viraliza na web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*