• Visualizações 553

Primeiro dia de Feira movimenta Praça 20 de setembro

 

A segunda-feira foi marcada pelo novo visual que ocupa a Praça 20 de Setembro, no Centro, e pela grande circulação de crianças e adultos pela 35ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. Sob o tema “Encontro de Todas as Cores”, o evento, que é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed), teve seu primeiro dia cheio de atividades para todas as idades, além da tradicional oferta de livros para a venda. Com uma programação extensa e diversificada, que proporciona aos visitantes encontros com a música, a dança, o teatro e a pintura, o encontro literário segue até o próximo domingo, dia 26.

O público infantojuvenil teve a oportunidade de participar do Encontro com Autor com o escritor Caio Riter, no Palco Literário. Riter contou para os estudantes a sua trajetória e apresentou um pouco do seu trabalho como autor de livros infantis. Para a aluna do quinto ano da EMEF Bento Gonçalves, Yasmin Duarte Silveira, 10 anos, o momento foi muito especial. “Conhecer a história dele foi muito interessante porque ele era muito simples, mas gostava de ler e agora tem muitos livros. A Feira tá muito legal, eu gosto muito de ler também”, conta. Já para a estudante Rafael Eracy Linck Winck, 11, conhecer um escritor de perto foi uma grande motivação. “Eu adoro ler e agora quero conhecer mais dos livros dele. Foi muito bom”, afirmou.

Os pequenos visitantes do primeiro dia de Feira puderam também participar da Contação de História “De todas as cores!”, com Évelin Adams, da Cia Entre Linhas, no Espaço Hora do Conto. O secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, destaca a importância da Feira voltar para o Centro. “Além de uma programação que atende todos os públicos, a Feira voltar para a Praça 20, próximo de toda a comunidade é algo muito importante e que demonstra o quanto a literatura deve e pode ficar próxima da população”, destaca.

Segundo dia de programação

Já na terça-feira, 21, às 9 horas ocorre a primeira Contação de Histórias: Rapunzel com Alice Ribeiro da Cia Entre Linhas. Às 9h30 o Palco Lourival Pereira receberá o espetáculo teatral É Proibido Miar, da MA Companhia – Teatro, Dança e Assemelhados, teatro infantil estruturado com acessibilidade e voltado à inclusão. Às 19 horas, ocorrerá o encontro com a autora Guacira Lopes Louro, com o livro Flor de Açafrão, no Palco Literário. Já o Vocal Crossover encerra o dia, com a apresentação no Palco Lourival Pereira a partir das 20 horas.

A programação completa pode ser conferida no site da Cultura ( bit.ly/2zbsvW9 ) e também na página da Feira no Facebook ( www.facebook.com/feiradolivroNH/ ).

Trânsito

Até o dia 27, as ruas Eng. Ignácio Christiano Plangg e Lucas de Oliveira estarão bloqueadas para o trânsito de veículos, uma vez que a estrutura da Feira também ocupará estes espaços.

Momentos

Durante os sete dias de Feira a programação será formada por atividades que serão realizadas em espaços e momentos organizados para atender a diversidade de públicos e assuntos:

Espaço Hora do Conto: Atividades voltadas ao público infantil, em espaço lúdico. Todas as sessões durante a feira serão realizadas por um mesmo grupo, que protagonizara diferentes histórias sobre o tema da feira. Histórias como “De Todas as Cores” e “Rapunzel” estão incluídas nas contações de histórias.

Encontro com o Autor: Momento de encontro entre os autores e o público infantil e juvenil, proporcionando a aproximação e interação dos participantes com o escritor.

Narrativas Literárias: A partir de encontros mediados, a atividade proporcionará o debate sobre a pluralidade, a multiplicidade e a diversidade presentes na literatura.

Apresentações Artísticas: A programação artística da Feira integrará diferentes linguagens artísticas, como apresentações musicais, dança e teatro.

Happy Hour: Momentos de encontros com apresentações de músicos locais.

Talk Show: Atividade em que o artista leva ao público o seu trabalho musical e sua relação com a literatura.

Programação completa de terça-feira, 21 de novembro

8h – Abertura da Feira

8h30 – 6º Mostra Curta Inclusão e Diversidade | Cinespaço Bourbon Shopping Novo Hamburgo

8h30 – Encontro com Autor – Bate-papo e sessão de autógrafos com o autor Antônio Schimeneck – 6º ano | Palco Literário

9h – Contação de História “Rapunzel” com Alice Ribeiro – Cia Entre Linhas | Espaço Hora do Conto

9h30 – Caminho de Arte e Memória com mediação da Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão | Escola Municipal de Arte

9h30 – Espetáculo teatral – É proibido Miar – MA Companhia – Teatro, Dança e Assemelhados | Palco Lourival Pereira

10h – Encontro com Autor – Bate-papo e sessão de autógrafos com o autor Juares Souza – 9º ano | Palco Literário

10h30 – Contação de História “Rapunzel” com Alice Ribeiro – Cia Entre Linhas | Espaço Hora do Conto

13h30 – Encontro com Autor – Bate-papo e sessão de autógrafos com o autor Antônio Schimeneck – 6º ano | Palco Literário

14h – Contação de História “Rapunzel” com Alice Ribeiro – Cia Entre Linhas | Espaço Hora do Conto

14h30 – Espetáculo teatral – É proibido Miar – MA Companhia – Teatro, Dança e Assemelhados | Palco Lourival Pereira

15h – CineSesc – Exibição do filme “Terra Vermelha” | Sala 31

15h – Encontro com Autor – Bate-papo e sessão de autógrafos com o autor Juares Souza – 9º ano | Palco Literário

15h – Bate-papo e sessão de autógrafos com Vera Reichert autora de “A inquietude do olhar” | Espaço do Autor

15h30 – Caminho de Arte e Memória com mediação da Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão | Escola Municipal de Arte

15h30 – Contação de História “Rapunzel” com Alice Ribeiro – Cia Entre Linhas | Espaço Hora do Conto

18h – Bate papo e sessão de autógrafos com Jaci Gonçalves Ribeiro, Mardilê Friedrich Fabri e Waldui de Freitas Aquino “Gotas de amor”; Mardilê Friedrich Fabri “Confidências em Overtrips” e Marly Leiria “A fábrica do Papai Noel” | Espaço do Autor

18h30 – Happy Hour Musical com Edu Decker | Praça de Alimentação

19h – Narrativas Literárias com a autora Guacira Lopes Louro “Flor de Açafrão” | Palco Literário

19h – Apresentação musical com Banda Cifras | Palco Lourival Pereira

20h – Apresentação musical com Vocal Crossover | Palco Lourival Pereira

21h Fechamento da Feira

Compartilhar

Lançando edital para a contratação de empresa responsável pelo recolhimento e destinação de lixo

Avançar »

Trensurb tem operação especial para jogo de Grêmio e Lanús

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*