• Visualizações 824

Kephas recebeu Ação Social

Ônibus da Saúde, Castramóvel, Brechó Solidário e outras ações parceiras são atividades que fazem parte da Ação Social, promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama e a Secretaria de Saúde. Na manhã do sábado, 18 de julho, a atividade chegou ao Kephas, no bairro São José.

Na Rua São João Del Rei a estrutura foi montada para atender os participantes, que não deixaram de aproveitar os serviços oferecidos, mesmo com a chuva e o frio. Guarda-chuva e o toldo do ônibus da saúde foram essenciais para garantir abrigo àqueles que, por exemplo, gostariam de fazer verificação de pressão, testes rápidos ou, até mesmo, o pré-câncer, como a moradora do Kephas, Ivete Conceição Vieira, 44 anos. “Acho excelente esta oportunidade de aproximar o acesso das pessoas. Aumenta nossas oportunidades”, disse.

O pré-câncer (exame de papanicolau ou Colpocitologia Oncológica) trata-se da coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”. A análise das células serve para identificar infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e, principalmente, algum sinal precoce de câncer no colo uterino. “É uma importante forma de diagnóstico”, explica a diretora de Saúde, Vera Campagnoni. A Ação Social ocorreu nos últimos meses nos bairros Santo Afonso, Liberdade e na Morada dos Eucaliptos, em Canudos.

Os principais serviços, em números:

Atendimentos no Ônibus da Saúde: 163 (20 testes rápidos HIV, 20 testes rápidos de sífilis, 54 testes HGT (diabetes), 54 verificações de pressão e 15 exames de pré-câncer).

 

Animais castrados: 3 animais (1 gata, 1 cadela e 1 cachorro).

 

Compartilhar

Solidariedade aos desabrigados do Município

Avançar »

Novo Hamburgo registra diminuição de crimes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*