• Visualizações 999

Projeto de Escola do Município participará de feira em Fortaleza

No sábado, dia 14 de maio, as estudantes hamburguenses Tainara Alves, 14 anos, Taliane Duarte e Maitê Rochele, 15, embarcam para Fortaleza onde vão participar da Expo Milset Brasil. O projeto desenvolvido pelas alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pres. Getúlio Vargas ganhou o direito de participar deste evento internacional ao ser escolhido durante a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) no ano passado. O Movimento Internacional para Atividades de Lazer em Ciência e Tecnologia (MILSET) Brasil acontece entre os dias 17 e 20 de maio em Fortaleza, no Ceará. Os custos da viagem, previstos em R$ 11 mil, serão arcados pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Educação (SMED).

No decorrer de 2015, as estudantes se dedicaram a observar a separação de lixo na escola e, através de fotografias e registros, elas perceberam que não era feita corretamente, tanto nas salas de aula quanto nos outros ambientes. Essa ação foi transformada no projeto “Sustentabilidade: do inútil ao útil – por um mundo mais sustentável”. As estudantes também fizeram questionários para as famílias e criaram uma patrulha ambiental, na qual dois alunos de cada turma ficavam responsáveis por observar e disseminar a ideia da sustentabilidade.

Outra ação proposta a partir da pesquisa das estudantes foi o reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo, para que eles pudessem ser reutilizados de alguma forma. Algumas das coisas criadas por elas foram: folhas transformadas em marca páginas, tintas que iriam fora para pintar coisas pequenas, jornais para fazer porta-treco, entre outros. “Nós jamais pensávamos que iríamos tão longe. Fizemos para conscientizar os colegas e agora estamos indo para Fortaleza apresentar a ideia”, anima-se a estudante Tainara Alves.

A ideia foi abraçada pela professora de Língua Portuguesa Maria Janete Baldissera. Ela se mostrou satisfeita com o processo e o resultado. “Os méritos são todos delas, elas que foram atrás, eu estive aqui para ajudar e guiar da forma que fosse preciso, mas elas que se interessaram e fizeram acontecer”, contou a professora que o orientou o trabalho e viajará com as estudantes.

 

 

Foto: (Bruna Provenzano)

Compartilhar

Novo Hamburgo começa segunda semana de trabalhos no Vale

Avançar »

Impeachment: Esplanada terá trânsito interrompido à meia-noite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*