• Visualizações 672

Dia Nacional do Livro comemorado na 33ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo

O Dia Nacional do Livro foi mais do que homenageado em Novo Hamburgo. Com o tema “Mais abraços. Mais saber”, a comunidade teve mais um dia repleto de atividades dentro da celebração que é a 33ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, nesta quinta-feira, dia 29. O tema escolhido este ano propõe a troca de conhecimento e informações entre as pessoas com o objetivo da construção de um mundo melhor. Dentro desse contexto, o estande da Biblioteca Pública Municipal dá a oportunidade de todos que desejarem trocar os livros que tem em casa por novas leituras. Desde a abertura do evento, 185 obras foram trocadas. Entre as disponíveis estão livros da americana Stephen Meyer, conhecida pela saga Crepúsculo, a gaúcha Martha Medeiros e o best-seller como Comer, Rezar e Amar. “O troca-troca é bastante tradicional na Feira do Livro e tem pessoas que aguardam por esse momento porque é uma oportunidade de renovar os acervos particulares ao mesmo tempo que renovamos os livros da biblioteca”, explica a coordenadora da Biblioteca Pública Denise Konarzewski.

A 33ª Feira do Livro, que nessa edição, tem como patrono o escritor Charles Kiefer, é realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo e conta com a produção da UM Cultural e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Banrisul. O evento segue ate o dia 31 de outubro, sendo que, de terça a sexta-feira, das 14 às 21 horas e, no sábado, dia 31, das 9 às 14 horas com entrada e estacionamentos gratuitos.

Uma Kombi que conduz ao mundo da imaginação
Uma Kombi que é um universo de cultura, lazer e aprendizado para todas as crianças. Idealizado pela escritora Cris Dias, a Kombina, atração da Feira do Livro desta quinta-feira, é um ponto de cultura móvel que, há um ano, encanta adultos e crianças ao levar um mini museu, um acervo de livros únicos, a arte circense, brincadeiras antigas e tudo mais que a imaginação dos pequenos permitir. Manuela Dutra, de 3 anos, entrou na Kombi e ficou fascinada com o que encontrou lá. “Eu gostei muito do caracol cor-de-rosa”, disse se referindo a um das dezenas de itens disponíveis para os pequenos. A pequena ficou orgulhosa de contar que, durante a semana literária da sua escola, ela e os colegas aprenderam um pouco mais sobre os livros infantis de Cris Dias, a qual conheceram durante o evento em um bate-papo para as crianças. Enquanto alguns se divertiam no interior do veículo, outros brincavam com bambolês, pernas de pau, telefone feito de latinha e outros brinquedos tradicionais.

Cultura Afro e espetáculo teatral em pauta na Feira
Nesta sexta-feira, dia 30, a Coordenadoria de Políticas Públicas da Igualdade Racial (COMPPIR) promove um sarau de Cultura Afro, a partir das 14 horas, no Palco Auditório. A atividade é realizada pelos alunos das escolas municipais, resultado de um trabalho de cerca de quatro meses. Segundo o coordenador da COMPPIR, Eduardo Tamborero, o objetivo é estimular ações contra a discriminação racial. “Devemos promover o debate contra a discriminação e qualquer tipo de preconceito entre os pequenos, ao mesmo tempo em que cumprimos a Lei 10639, que coloca no currículo escolar a história dos afrodescendentes”.

A partir das 19h30, no palco Livreiros, a comunidade poderá conferir o espetáculo teatral “O Menino da Caixa de Sapatos, baseado no livro homônimo de Jorge Luis Martins. Ex-menino de rua, Martins é conhecido por escrever sua obra sem utilizar a palavra “não”.

Programação oficial da  33ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo
Mais Abraços. Mais Saber.

Sexta-feira, 30 de outubro 
Palco Livreiros

14 horas – Bate-papo Leia Cassol
15 horas – Bate-papo Leia Cassol
19h30 – Espetáculo teatral O Menino da Caixa de Sapatos

Sala Multiuso
14 horas – Contação de Histórias – Cataventus
15 horas – Contação de Histórias – Cataventus
18 horas – Projeto Intevenções Literária com Cíntia Pedroso, Gisele Silva e Willian Belico

Área Livreiros
15 horas – Oficina de colorir “O caminho das cores” – Ariadne Decker
17 horas – Lançamento e sessão de autógrafos “O pintinho sem cabeça” – Liti Belinha
18 horas – Oficina de colorir “O caminho das cores” – Ariadne Decker
18 horas – Sessão de autógrafos “Felino Psicodélico” – Simone Saueressig

Praça de Alimentação

17h30 – Happy Hour

Palco Auditório 
14 horas – Sarau da Cultura Afro Brasileira

Mostratec
14h30 às 16 horas – Caixinhas de teatro lambe-lambe

Sábado, 31 de outubro

Sala Multiuso
10 horas – Projeto Intevenções Literária com Cíntia Pedroso, Gisele Silva e Willian Belico

Palco Livreiros
11 horas – Oficina de Hortas Urbanas – Gringa do Dedo Verde
13 horas – Bate-papo Adaptações da Literatura para o Cinema – Ulisses Motta
14 horas – Grupo de câmara da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo

Fotos: (Cler Oliveira)

Compartilhar

Graxaim-do-mato volta para seu habitat

Avançar »

Jogadores Brasileiros acusados de abuso sexual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*