• Visualizações 487

Agentes de Saúde iniciam curso técnico

Nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, aconteceu na sede da Universidade Aberta de Novo Hamburgo (UAB/NH), a aula inaugural do curso Técnico de Agente Comunitário da Saúde. A atividade é promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), em parceria com a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Grupo Hospitalar Conceição e Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Os encontros serão duas vezes por semana com duração de um ano e meio, distribuídos em três semestres letivos. Os novos agentes atuam junto das suas comunidades, levando orientações e conhecimentos aos usuários da rede e oferecendo opções de como prevenir e tratar diariamente a saúde da comunidade em geral. O objetivo é construir assim uma organização direta e prática, trabalhando de forma paliativa com foco especialmente na prevenção.

“Os que estão aqui hoje estão atuando como protagonistas na construção da saúde pública de nosso Município” destacou o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann. Para a diretora-presidente da FSNH, Simone Zucolotto, os novos agentes que estão em formação têm um papel importante, principalmente por formarem um elo entre a comunidade e as unidades de saúde. “Isso torna a saúde de Novo Hamburgo uma gestão participativa com troca de saberes entre esses novos agentes e a sociedade hamburguense”, completa Simone.

Oportunidade de integração e formação

A ocasião de qualificar os agentes que já atuam nas unidades básicas de Novo Hamburgo agregando as equipes multidisciplinares. Para a agente de saúde Daliane da Silva, 33, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Guarani, a qualificação é um passo importante. “A qualificação é um passo importante para melhor atendermos a comunidade. Espero que seja produtivo e que possamos repassar para a comunidade tudo que aprendermos”, conta Daliane. As aulas estão sendo ministradas na UAB/NH, que fica na Avenida Pedro Adams Filho, 4918, 2º andar, e seguem durante a terça-feira, dia 1º de setembro.

 

Fotos:  João Arnhold

Compartilhar

Ginástica é vice-campeã Pan-Americana de Punhobol

Avançar »

1º se setembro dia do profissional de Educação Física

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*