• Visualizações 528

Petrobras busca sócios para salvar polo naval de Jacuí

Desde que interrompeu trabalhos por falta de pagamento, Iesa, braço do grupo Inepar para setor de óleo e gás, teria atrasado entrega de oito de 24 módulos que serão utilizados para equipar oito cascos replicantes que estão sendo fabricados em série em Rio Grande.

Da Redação (redacao@novohamburgo.org) (Siga no Twitter) 

A operação de resgate do polo naval do Jacuí, em Charqueadas, depende de um novo sócio. Condição para a Petrobras manter US$ 800 milhões em encomendas no Estado, a definição de um parceiro para a Iesa Óleo e Gás deve ocorrer dentro de 60 dias.

Desde que interrompeu os trabalhos por falta de pagamento, a Iesa, braço do grupo Inepar para o setor de óleo e gás, teria atrasado a entrega de oito de 24 módulos que serão utilizados para equipar oito cascos replicantes que estão sendo fabricados em série em Rio Grande.

São três os candidatos mais fortes, conforme especialistas: Andrade Gutierrez, Odebrecht e UTC. A Petrobras quer uma empresa de grande porte para acelerar a entrega dos módulos e evitar atraso também na entrega das plataformas que serão usadas na exploração do pré-sal. A escolha do sócio sai em até dois meses. A retomada da fabricação dos módulos, no entanto, pode ocorrer antes disso.

Em nota, a Petrobras confirmou a criação da conta vinculada para que os pagamentos à Iesa sirvam de remuneração a fornecedores e empregados – que reclamam de atrasos desde o final do ano passado –, e não migrem para outros projetos do grupo Inepar. A expectativa é de que a Petrobras faça o depósito até o final desta semana.

Os primeiros módulos deveriam ser entregues até junho. Ainda que o discurso seja de otimismo, preocupa fornecedores a hipótese de a Petrobras transferir parte das encomendas ao Rio de Janeiro. A prefeitura pediu ajuda a líderes regionais e ao governo do Estado para evitar que isso ocorra. Existe temor até em relação ao futuro do próprio polo do Jacuí, que testa sua viabilidade com esta primeira encomenda.

Informações de zh

FOTO: reprodução / jcrs.uol

Compartilhar

Deputada Manuela D’Ávila e Duca Leindecker são assaltados na Capital

Avançar »

Número de declarações do IR enviadas ultrapassa 1 milhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*