• Visualizações 504

Taxa de desemprego recua e atinge o menor nível da história

Número de pessoas desocupadas no país chegou a 4,6%. Índice de profissionais com carteira assinada apresentou alta comparado com 2012.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O índice de desemprego no Brasil ficou em 4,6% no mês de novembro, se tornando a menor taxa desde o início da série histórica, em março de 2002.  Informações divulgadas nesta quinta-feira, dia 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE ainda mostram que o número de desempregados (1,1 milhão) caiu 10,9% em relação a outubro.

“Essa redução da desocupação vem em decorrência do aumento da inatividade. Não houve aumento do número de postos de trabalho. Parte dessa população pode ser de gente que já acertou emprego para dezembro, mas ainda não está atividade. Outra porção pode ser em decorrência de desalento [acha que não vai conseguir trabalho]”, disse o gerente de Trabalho e Renda do IBGE, Cimar Azeredo.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,8 milhões) ficou estável em relação a outubro deste ano, mas cresceu 3,1% na comparação com novembro do ano passado.

Entre as categorias profissionais, todas mantiveram praticamente o mesmo número de postos de trabalho de outubro. Comparado com novembro do ano passado, o comportamento foi semelhante para a maioria das categorias, com menos a da indústria, que teve queda de 3,9% (menos 145 mil postos de trabalho), e dos serviços domésticos, com redução de 12,2% (menos 186 mil postos).

Informações Agência Brasil

FOTO: ilustrativa / paranacooperativo.coop.br

Compartilhar

Passagens de ônibus na Região Metropolitana podem ficar até 46% mais baratas

Avançar »

Receita Federal paga restante das restituições do IR 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*