• Visualizações 547

Intenção de consumo das famílias caiu 3,3% em janeiro

Segundo a CNC, endividamento dos brasileiros continua elevado e também há menos otimismo em relação ao mercado de trabalho. 

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Os brasileiros iniciaram o ano de 2013 com o intuito de comprar menos do que no ano passado. Foi o que apontou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, dia 16, pela Confederação Nacional do Comércio – CNC.

O estudo indica uma redução na intenção de consumo das famílias de 3,3% em janeiro deste ano, comparado ao mesmo período de 2012. De acordo com a CNC, o nível de endividamento continua elevado, e dessa forma, o otimismo em relação ao mercado de trabalho é menor. O economista Bruno Fernandes ressalta que no início do ano passado houve fatores que contribuíram para um consumo mais elevado.

“Houve alguns fatores pontuais que tivemos naquele momento e não temos agora”, explica o economista. “Um deles é a isenção do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] para a linha-branca e para veículos, a partir de dezembro de 2011. E isso trouxe otimismo às famílias visto que se tinha um incentivo ao consumo.”

Outro motivo é que o reajuste do salário mínimo neste ano vai ser menor. “Nós tivemos aumento nominal de 14% no ano passado. Agora, será em torno de 9%. Aliado a isso, há uma perspectiva de inflação mais alta no início deste ano.”

Entre os indicadores avaliados da análise, as maiores quedas foram na perspectiva de consumo para os próximos três meses (-7,8%) e também no momento para a aquisição de bens duráveis (-7,1%). O único dos sete indicadores que apresentou alta em relação a janeiro de 2012 foi o relativo à renda atual – 0,3%. Segundo Bruno Fernandes, isso mostra que os consumidores brasileiros continuam tendo ganho de renda.

A pesquisa também aponta que a intenção de consumo caiu mais nas famílias com renda maior do que 10 salários mínimos (-5,6%). Para as que possuem uma renda de até dez salários, a intenção caiu 3%.

 Informações de Agência Brasil

FOTO: Ilustrativa / sxc.hu

Compartilhar

Receita paga nesta terça primeiro lote da malha fina do IR 2012

Avançar »

Itamaraty concede passaportes diplomáticos a líderes evangélicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*