• Visualizações 696

Desemprego atinge em setembro menor taxa para o mês desde 2002

Segundo o IBGE, o número de empregos gerados em setembro cresceu 0,9% na comparação com agosto e teve alta de 2,3% na comparação com setembro do ano passado.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O mercado de trabalho seguiu firme em setembro, quando a taxa de desemprego ficou em 5,4%, nível historicamente baixo e similar ao registrado em agosto, 5,3%.

Foi a menor taxa para um mês de setembro desde o início da série histórica da pesquisa, em 2002. Os dados foram divulgados pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE nesta quinta-feira, dia 25. Em setembro de 2011, a taxa havia sido mais alta, 6%.

Segundo o IBGE, o número de empregos gerados em setembro cresceu 0,9% na comparação com agosto e teve alta de 2,3% na comparação com setembro do ano passado, chegando ao total de 23,2 milhões de pessoas nas seis regiões metropolitanas pesquisadas.

Já o número de desocupados, estimado em 1,3 milhão de pessoas, refletiu estabilidade em relação ao mês anterior e queda de 8,6% frente a setembro do ano passado, menos 125 mil pessoas. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, 11,4 milhões, também não registrou variação na comparação com agosto.

Na comparação anual, houve uma alta de 3,6%, representando um adicional de 393 mil postos de trabalho com carteira assinada. O rendimento médio real dos ocupados, estimado em R$ 1.771,20, não sofreu variação significativa frente a agosto. Na comparação com setembro de 2011, houve expansão de 4,3%. Já a massa de rendimento real, de R$ 41,3 bilhões, aumentou 0,9% em relação a agosto e 6,5% em relação a setembro de 2011.

Informações de Folha de São Paulo

FOTO: ilustrativa / ebc

Compartilhar

Abastecimento de gasolina nos postos volta ao normal

Avançar »

TCU analisa risco de prejuízo e recomenda parar 22 obras federais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*